Uma dessas iniciativas tem lugar em Mirandela, onde a equipa do Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) prepara uma homenagem, a ter lugar pelas 17h30, na sua sede, destinada à Mulher na Sociedade Actual, representada em mulheres daquela cidade que têm vindo a destacar-se nas áreas da Política, Saúde, Educação, Cultura, Comunicação Social, Educação Especial, Solidariedade e Inovação. Também em Alfândega da Fé o dia vai ser assinalado. A Unidade de Cuidados na Comunidade do CS promove um seminário subordinado ao tema "Ser Mulher", a ter lugar no Centro Cultural Mestre José Rodrigues. A Câmara Municipal de Alfândega da Fé faz ainda um elogio expresso a todas as mulheres com a abertura da exposição “Sou transmontana, sou mulher: Retratos”.
Num concelho com características marcadamente rurais esta foi a forma encontrada para homenagear o papel da mulher nos meios rurais transmontanos, tantas vezes menosprezado ou esquecido. Um retrato da mulher rural, através da objectiva da fotojornalista catalã Lúcia Burbano.
Trata-se de uma mostra resultante de um trabalho de recolha feito pela artista em colaboração com uma equipa multidisciplinar, no decorrer do estágio na Associação para a Protecção do Gado Asinino.
A exposição visa “dar rosto e voz a estas mulheres que vivem, trabalham e constroem o mundo rural através das imagens e palavras.
Também no Salão Nobre do Governo Civil de Bragança se realizará uma cerimónia, com o objectivo de sensibilizar a opinião pública para a Cidadania e Igualdade de Género, bem como o papel da mulher na construção da actual sociedade portuguesa, em geral, e distrital em particular.