Alfândega da Fé vai ter uma Escola de Pais.Projecto visa formar pais emocionalmente competentes


A Escola de Pais vai arrancar em Alfândega da Fé. Um projecto inovador que chega ao concelho pelas mãos da Câmara Municipal. Trata-se de uma iniciativa especialmente direccionada para famílias com crianças com necessidades especiais, mas que se revela como uma excelente forma de aprendizagem para todas as famílias e profissionais que lidam de perto com pessoas com incapacidades. Até porque a escola de pais assenta no princípio da educação emocional e assume-se também como um espaço de formação para famílias na área das competências parentais e educação para a diferença.

Consciente da importância de formar para prevenir situações de risco e melhorar a qualidade da relação parental, contribuindo para um desenvolvimento ajustado e adaptado a autarquia associou-se a este projecto.

Uma forma de suprir algumas das necessidades sentidas pelos pais, que vão encontrar neste serviço um local de troca de experiências e vivências, mas sobretudo de aprendizagem. O objectivo é formar pais emocionalmente competentes, ensinando-os a lidar com os problemas e dificuldades associadas às pessoas com necessidades especiais.

Num concelho com cerca de 60 pessoas com necessidades especiais identificadas, este projecto ganha especial relevância e está inserido numa área à qual a Câmara Municipal quer prestar especial atenção: a do apoio as pessoas e famílias com necessidades especiais. Daí que vá encontrar complementaridade noutras acções e projectos que estão neste momento a ser desenvolvidos, com o objectivo de responder de forma eficaz às necessidades, anseios e problemas das famílias e pessoas com necessidades especiais.

A Escola de Pais vai começar a funcionar em Fevereiro nas instalações da Biblioteca Municipal. Todos os interessados podem formalizar a inscrição junto deste serviço municipal. Com a duração de 30 a 50 horas, distribuídas por duas a três horas, uma vez por semana, num horário a decidir pelos formandos a formação está aberta à participação de todos os pais, educadores e outros técnicos interessados em adquirir e melhorar as competências para lidar com crianças, com especial incidência naquelas com necessidades especiais.

Porque um dos princípios base é também o envolvimento da comunidade local, simultaneamente estará em funcionamento um espaço onde os pais podem deixar os filhos enquanto frequentam a formação. Um local onde as crianças e jovens vão desenvolver diversas actividades e que vai ser assegurado por um grupo de voluntários da sociedade civil.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN