A animação das tradições carnavalescas vai voltar a contagiar Macedo de Cavaleiros, de 14 a 16 deste mês, com um programa que continua a fazer jus à máxima “a vida são dois dias e o Carnaval são três”.
No dia de Carnaval, a partir das 15.00 horas, as principais artérias da cidade vão encher-se para ver desfilar a sátira e o bom-humor característicos do nosso desfile de carros alegóricos, acompanhado pelas calorosas tropelias de mascarados e foliões.
Referência dos cortejos carnavalescos da região, a qualidade do desfile de Macedo de Cavaleiros tem despertado a curiosidade e surpreendido os milhares de espectadores que aqui acorrem. O envolvimento da comunidade é um dos ingredientes de sucesso deste desfile, que conta com a participação de grupos culturais, associações, instituições e juntas de freguesias na elaboração dos trajes e carros alegóricos.
Em Podence os festejos começam no domingo e prolongam-se até à terça-feira de Carnaval. Volta a ser esperada uma enchente de turistas que aproveitam o fim-de-semana prolongado para experienciarem um dos carnavais mais genuínos do nosso país e se deixarem fascinar pelas máscaras, correrias e muitas chocalhadas dos Caretos de Podence.
Novidade este ano é a “Noite da Máscara Mágica”, na segunda-feira, pelas 22.00 horas, uma noite pensada para os visitantes que serão convidados a entrar num grande desfile onde a sedução e mistério estarão ao rubro, e a envergar uma máscara e uma tocha acesa. Durante o desfile haverá muita animação, música e teatro de rua.
Do programa consta ainda o tradicional “Leilão Chocalheiro”, no domingo, uma oportunidade para experimentar as vestes dos Caretos e desfrutar de uma experiência única, seguindo-se os “Caretos à Solta” que, surgindo aos magotes e armados de chocalhos, palmilham a aldeia em correrias desenfreadas.
Na segunda-feira de Carnaval haverá, durante a manhã, passeios de burro e um raid fotográfico. O ponto alto está reservado para o cair da noite com o “Pregão Casamenteiro”, onde os “contratos de casamentos” servem de pretexto para se fazer crítica social, seguido do desfile da “Noite da Máscara Mágica” e da “Queimada” de um grande boneco vestido de branco, símbolo de um casamento carnavalesco. A festa continua pela noite dentro com um baile tradicional ao som dos “Roncos do Diabo.