“Ementas Durienses” com o paladar da História

Inaugura-se no próximo dia 12 de Fevereiro na Biblioteca Municipal Padre António Maria Mourinho, em Miranda do Douro uma exposição intitulada “Ementas Duriense: um exemplo de escrita doméstica”.

De referir que esta é constituída por vinte painéis desenhados, pintados e escritos à mão. Estas ementas datam de finais do século XIX e início do século XX.

Para além disso, ainda vão ser expostos alguns cadernos de receitas gastronómicas de Miranda do Douro escritas na segunda língua oficial de Portugal, o mirandês.

Segundo a responsável por esta mostra, Olinda Santana, docente da UTAD o objectivo “é o de mostrar a importância da recolha, da conservação e do estudo da escrita doméstica”.

Esta exposição vai estar patente ao público até ao dia 30 de Abril na Biblioteca Municipal e no mês de Maio, a mesma vai ser exibida no Ciclo Cultural da UTAD, em Vila Real.

A par desta inauguração vai ser lançado um livro intitulado “ O meu caranguejo e eu” da autoria de M. Fernanda Romba.

Este é um livro onde se conta a história de vida de uma mulher que passou por uma fase difícil de uma doença chamada cancro, mas sobreviveu.

Estas são mais duas iniciativas que estão inseridas no Festival de Sabores Mirandeses que começa já amanhã às 18 horas e decorre até ao próximo dia 15 de Fevereiro.

Ainda no âmbito do Festival dos Sabores Mirandeses a Câmara Municipal de Miranda do Douro vai realizar no último dia do certame, dia 15 de Fevereiro, uma palestra alusiva ao tema “Agricultura Biológica”.

A partir das dez e meia da manhã, os agricultores, produtores e associações podem esclarecer dúvidas sobre os apoios, candidaturas e até modo de produção.

De referir, que no concelho mirandês esta é uma prática comum, no entanto, muitos dos agricultores ainda desconhecem parte dos apoios que podem beneficiar.

Esta palestra conta com a participação do engenheiro Luís Ferro Correia e da Vereadora responsável pelo pelouro da agricultura Anabela Torrão.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN