Linha do Tua: aprovada audição com o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

Um requerimento apresentado pelo Partido Ecologista "Os Verdes", vai levar o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, até à Assembleia da República para prestar esclarecimentos sobre o que se está a passar com a linha ferroviária do Tua.

Os verdes denunciam uma situação que se incompatibiliza com a documentação produzida com o Estudo de Impacto Ambiental e dizem que estão a ser “levantados carris na zona em que vai ser construída a barragem”, querendo por isso saber se vai existir ou não alternativa ferroviária ao troço de linha que vai ficar submerso pelas águas da futura albufeira.

“Os Verdes” consideram que se a alternativa não vier a ser construída existirá um desrespeito pelo que está estipulado a nível do caderno de encargos.

Durante a reunião de ontem da Comissão Parlamentar houve ainda a registar a manifestação de outras forças partidárias da oposição, como foi o caso da voz de Bruno Dias do PCP que exigiu que o Governo tomasse medidas urgentes para solucionar o problema de mobilidade das populações criado pela barragem de Foz Tua. Bruno Dias considerou necessário “garantir a existência de uma alternativa de transporte ferroviário que responda às necessidades das populações”.

A deputada do PS, Ana Paula Vitorino, declarou que quando avaliados os “dois projectos de interesse público (a linha ferroviária e a barragem), o que prevaleceu foi que a barragem tinha um benefício económico superior”. Sendo os dois projectos incompatíveis entre eles, agora tem que ser encontrada uma nova situação de transporte público para as populações que habitam o vale, e que “só em situação de impossibilidade, será rodoviária”, referiu a deputada socialista.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN