Dia Internacional da Luta Contra a Violência Doméstica

O ACES Nordeste assinala hoje, 25 de Novembro, o Dia Internacional da Luta Contra a Violência Doméstica com várias acções a decorrer por iniciativa de alguns dos seus Centros de Saúde (CS).

Sob a designação de "Crime Escondido" o Núcleo de Violência Doméstica do CS de Mirandela I, vai desenvolver algumas acções ao longo do dia. Pelas 08h00 será divulgada, mediante afixação no CS, a Imagem padronizada para todos os Núcleos de Violência Doméstica do ACES do Alto Trás-os-Montes I Nordeste. Ainda durante a manhã irão ser distribuídos laços brancos aos Utentes e aos Profissionais de Saúde.

Pelas 14h00 terá lugar uma reunião com representantes das várias entidades parceiras na luta contra este flagelo, a saber, GNR e PSP, Segurança Social; Câmara Municipal; Juntas de Freguesia; Igreja; Centro de Saúde e Hospital; Associações de Estudantes (Escola Secundária, IPB e Piaget) e ainda a Comunicação Social. O objectivo deste encontro é a promoção do trabalho em rede em benefício das vítimas de Violência Doméstica e o desenvolver de um trabalho conjunto de sensibilização e prevenção.

Ao longo do dia a rádio local, Terra Quente FM, divulgará o testemunho real de uma vítima de Violência Doméstica, em acompanhamento no Núcleo do Centro de Saúde de Mirandela I, com o intuito de fazer chegar a sua mensagem a todas as outras vítimas que vivem na obscuridade de um “Crime Escondido”.

O Núcleo de Prevenção e Combate à Violência Doméstica de Miranda do Douro vai também assinalar esta data com o desenvolvimento de uma Campanha de informação e sensibilização.

Esta campanha contará, também, com a colaboração de todas as entidades locais (Câmara Municipal, Guarda Nacional Republicana, Agrupamento de Escolas, Juntas de Freguesia, Paroquia de Miranda do Douro e o Centro de Saúde).
Além de uma acção de sensibilização pontual, a ter lugar pelas 20h30, decorrerá uma exposição de materiais alusivos ao tema na Biblioteca Municipal, que se prolongará pelos dias 26 e 27.

O núcleo de Violência Doméstica do Centro de Saúde de Carrazeda de Ansiães vai comemorar o dia através de um desfile pelas ruas da vila, a partir das 10 horas da manhã, com a colaboração da Escola Profissional.

Cada pessoa levará uma faixa com palavras alusivas ao tema e vão ser distribuídos cravos a todas as mulheres.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN