Belmiro de Azevedo está a investir em pomares no Vale da Vilariça

Já é do conhecimento público que Belmiro de Azevedo, o "patrão" da Sonae, está a investir na plantação de pomares no vale das Vilariça. A riqueza agrícola deste vale, agora ainda mais valorizado pelo sistema de rega das barragens recentemente construídas, está a aguçar o apetite de grandes investidores.

Uma das empresas da holding privada de Belmiro de Azevedo vai fazer uma plantação de árvores de fruto que poderá atingir os quarenta hectares.

A Prosa- Produtos e Serviços Agrícolas, uma empresa da holding do "patrão" da Sonae, , com sede no Marco de Canaveses é e vai ser a responsável pelo investimento. Esta empresa já se dedica actualmente ao comércio de frutas e de produtos hortícolas.

Os produtos agrícolas do vale da Vilariça sempre foram cobiçados pelas grandes cadeias de distribuição alimentar, mas agora são as grandes empresas que se começam a instalar no local.

Os agricultores naturais vêem o processo com alguma preocupação, continuando alguns deles a insistir nas técnicas e nos métodos de produção mais tradicionais e já um pouco antiquados.

A entrada das grandes cadeias de distribuição de produtos hortícolas e frutícolas no vale poderá alterar as relações económicas até há pouco estabelecidas, podendo ser completamente alterado e desvirtuado todo o processo de produção e distribuição local, facto que poderá também acarretar algumas consequências económicas para as famílias de pequenos e médios produtores autóctones.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN