Surrealista discípulo de Dali expõe no Centro Cultural de Bragança

Onik Sahakian, o conhecido pintor Surrealista, está exposto no Centro Cutural Municipal de Bragança Até ao final do mês de Agosto.

O pintor, discípulo de Salvador Dali, é um dos mais conceituados artistas surrealistas da actualidade.

A exposição de Onik Sahakian patente em Bragança foi nomeada de “Surrealismos Romântico”, e constitui uma excelente oportunidade para entrar em contacto com a obra e a arte deste mestre.

Onik Sahakian nasceu a 4 de Dezembro de 1936, em Teerão, no seio de uma família arménio-russa que ali se refugiou após a Revolução Bolchevique de 1917.
Em jovem dedicou-se, às áreas da música e da dança recebendo uma bolsa de estudo para frequentar o Curso de Pintura de Miniaturas Persas no famoso Honarestan Zibaé Keshwar (Instituto de Belas-Artes de Teerão).

Paralelamente, desenvolve os seus conhecimentos sobre as técnicas dos pintores clássicos, recebendo lições particulares de vários Mestres de renome. É influenciado inicialmente pela escola francesa, depois pela italiana e, numa terceira fase, pelos impressionistas.

Em 1958 conhece pessoalmente Salvador Dali, iniciando uma relação de amizade e colaboração directa que durará dezanove anos. Fascinado pela obra do Mestre, torna-se seu discípulo, e o surrealismo dalineano constituirá, seguramente, a sua maior influência.

Ao longo da sua carreira, tem exposto em todo o mundo, sobretudo nos continentes americano e europeu. Agora chegou a vez de expor em Bragança.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN