Arranca hoje a Iª Feira da Música do Planalto Mirandês. O evento integra-se num programa de apoio transfronteiriço e tem como principal objectivo difundir as particularidades tradicionais desta região a nível da cultura musical.
A partir de hoje e durante os próximos seis dias, Sendim e Fonte da Aldeia, concelho de Miranda do Douro, serão palco para o encontro de artesãos que preservam a arte de construir instrumentos musicais. Esta iniciativa pretende dar a conhecer ao público em geral a arte e o engenho que está por detrás de uma gaita-de-foles, de uma sanfona ou de uma rabeca. Os construtores e artesãos estarão aqui a promover o seu trabalho ao vivo, dando a conhecer alguns dos segredos que estão associados à manufactura dos instrumentos tradicionais.
A Iª Feira da Música será ainda uma oportunidade para a promoção e a divulgação de outros produtos regionais de qualidade e pretende ser um motivo de atracão para promover dinâmicas nestas duas localidades que estão fortemente marcadas pela ruralidade.
A par da feira está ainda programado um recheado cartaz de animação musical que terá sempre como temática de fundo a música tradicional que se produz nos dois lados da fronteira.
A par deste certame decorre ainda a 7ª edição de “ O Burro e o Gaiteiro”, festival Itinerante de Cultura Tradicional que pretende “ potenciar a música e os arraiais tradicionais, as danças mirandesas, a gastronomia local, a fauna, a flora e o quotidiano de quem resiste por Terras de Miranda”.