Durante esta semana o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) acolhe uma centena de jovens provenientes de todo o país que estão na fase terminal do ensino secundário. A iniciativa faz parte de uma estratégia deste estabelecimento de ensino para captar novos jovens para os cursos aí disponíveis.
Os estudantes são provenientes de todas as regiões do país, desde o Algarve até ao Minho, e foram atraídos por um programa de divulgação tecnológica e científica denominado “Verão Ciência”.
Este programa pretende promover entre os futuros estudantes universitários os gosto pelas formações científicas e tecnológicas, e a sua frequência permitirá a todos os participantes um grau de estágio pré-universitário que enriquecerá os seus curriculae.
Estes estágios contam com várias valências formativas que envolvem as diferentes unidades e escolas que integram o IPB. A Escola Agrária está a ser disponibilizado aos alunos um conjunto de técnicas e aprendizagens sobre a extracção de ADN, Biologia molecular e Engenharia genética. Já na Escola Superior de Tecnologia e Gestão os estágios estão incidir sobre programas de Engenharia Química, Engenharia Civil e Electrotécnica, Robótica e Matemática. Para a Escola Superior de Saúde ficou reservado um programa formativo que se desenvolverá à volta dos cuidados primários de saúde e dietética, entre outros.
Todos os jovens participantes são integrados em actividades de formação extra, com integração social e cultural dentro do espaço da cidade de Bragança. Assim, além dos estágios que frequentam os alunos são ainda convidados a visitar lugares de interesse da cidade, como os museus e outros espaços de interesse cultural.
Para o último dia está reservado um cruzeiro nas Arribas do Douro com partida marcada para o cais fluvial de Miranda do Douro.