Já está com um ano de atraso, mas hoje pode sair fumo branco no processo de instalação de um helicóptero do INEM na cidade de Macedo de Cavaleiros.
A instalação deste aparelho resultou de um acordo estabelecido entre o Ministério da Saúde e os autarcas locais, assumindo a forma de medida compensatória devido ao encerramento de muitas urgências a nível da região.
Durante o ano 2007, o Ministério da Saúde extinguiu um conjunto vasto de serviços de urgência e de atendimento permanente do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com particular destaque para os concelhos do interior do país.
Muitos destes encerramentos foram fixados através de protocolos estabelecidos entre o Ministério da Saúde e os Presidentes de Câmara e continham diversas contrapartidas de serviços de apoio às populações.
Uma destas contrapartidas era a instalação de três helicópteros SIV e respectivas equipas técnicas e de profissionais de saúde, com as localizações em Macedo de Cavaleiros, Aguiar da Beira e Ourique.
Naqueles protocolos, estabelecia-se como calendário para a instalação dos helicópteros o dia 1 de Janeiro de 2008, mas só hoje é que vai ser assinado o contrato para que os aparelhos sejam instalados nas respectivas regiões.
A contratação vai ser feita por um período de um ano, com início a 1 de Julho de 2009 e final em 31 de Dezembro de 2011.