O lugar do automóvel no futuro: os portugueses e o seu “carrinho” daqui a 10 anos

Apesar das ameaças que pesam sobre o petróleo e uma maior sensibilidade ambiental, o lugar do automóvel não é posto em causa pelos condutores nacionais.

Hoje em dia, não é novidade que a subida acentuada e contínua do custo de utilização dos automóveis gera novas estratégias de poupança por parte das famílias portuguesas. Mas, se a mobilidade dos automobilistas, mesmo à escala global, tem dado alguns sinais de abrandamento, a longo prazo, ninguém imagina uma diminuição do número de automóveis. Esta análise, é feita no estudo automóvel do Observador Cetelem que revela que 87% dos automobilistas portugueses, mostram-se confiantes na possibilidade de, numa projecção a dez anos, haver tantos ou mais automóveis do que actualmente.

Esta visão optimista quanto ao futuro do automóvel na vida dos portugueses explica-se também pela confiança expressa no sentido de ser possível uma maior libertação da actual dependência do petróleo. Segundo o estudo automóvel do Observador Cetelem, 88% dos condutores no nosso país são unânimes em afirmar que dentro de dez anos existirão soluções energéticas mais eficazes em alternativa aos motores de combustão a gasolina.

Para os Portugueses, o automóvel com motor híbrido é a solução que reúne um maior consenso (31% dos inquiridos) entre as alternativas equacionadas, com maior possibilidade de emergir no mercado, num futuro próximo. Conclui-se, portanto, que entre os condutores nacionais não existe, nem uma preocupação real quanto ao futuro do automóvel, nem quanto à possibilidade de ver emergir uma solução tecnológica em substituição aos combustíveis derivados do petróleo.

O estudo automóvel do Observador Cetelem foi desenvolvido a partir de análises económicas, técnicas e previsões, realizadas entre Julho e Setembro de 2008 em colaboração com o instituto de estudos e consultadoria BIPE (www.bipe.com) que se baseia na sua longa experiência no domínio automóvel, designadamente através dos seus Clubes Automóveis de conjuntura e missões de marketing e de prospecção que efectua à escala internacional a pedido dos construtores, fornecedores de equipamentos e agentes do comércio automóvel. Quanto aos inquéritos a consumidores e às entrevistas com especialistas profissionais do universo automóvel foram realizadas pela Anacom (www.anacom.fr), sociedade de estudos qualitativos e quantitativos.

Ver estudo da Cetelem – Aqui

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