O mercado nacional de vestuário, que representa 2,8 milhões de euros, revela estar em alta, tendo-se verificado nos últimos anos um crescimento. Para 2009 as perspectivas de crescimento neste sector são positivas uma vez que o vestuário não é uma das despesas mais afectadas em caso de diminuição de poder de compra dos portugueses. Apesar de a nível nacional a média anual de investimento por família ser de 785€, as famílias dos distritos de Beja, Bragança e Portalegre revelam alguma contenção no que se refere a custos associados ao sector de vestuário.
Segundo o Observador Cetelem, que analisa, anualmente, os mais diversos mercados, entre os quais o de vestuário, o qual inclui os segmentos de vestuário para adultos, de vestuário para crianças, de calçado e de marroquinaria, este é um mercado que, em 2008, movimentou 2,8 milhões de euros.
Em termos de volume de negócios, o segmento de vestuário para adultos é o mais significativo representando 80% da facturação nacional, sendo que a média de investimento por família neste sector é de 785€. No entanto existem distritos onde as famílias efectuam menos gastos em vestuário. Segundo a análise das despesas das famílias nos vários distritos, é em Beja, Bragança e Portalegre, onde a contenção de custos é mais significativa, não ultrapassando os 151€.
No entanto, em termos globais, este é um mercado que acaba por não ser dos mais afectados em caso de diminuição do poder de compra. Segundo os resultados do Observador Cetelem, apenas 6% dos inquiridos afirma que baixaria prioritariamente as despesas em vestuário em caso de deterioração do poder de compra.
O Observador Cetelem apresenta dados de inquéritos realizados em 13 países europeus a mais de 10.000 pessoas. O estudo apresenta dados de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, República Checa, Eslováquia, Hungria, Itália, Sérvia, Polónia e Rússia. As análises e previsões foram efectuadas em Dezembro de 2008 em colaboração com a sociedade de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). O estudo foi completado por um desk research e reúne a informação de diversas fontes em cada um dos mercados (INE, GfK, DGT, Nielsen, ANACOM, ACAP, IDP, Banco de Portugal, ASFAC, ALF e ARAC).
O Cetelem acompanha há mais de 50 anos o desenvolvimento do consumo e das cadeias de distribuição no mundo. Apoiando-se no seu profissionalismo, o Cetelem implementou em França, em 1989, o Observador Cetelem, cujos estudos sobre o consumo, a distribuição e o crédito, são fontes de informação e de reflexão ao dispor de todos os players do mercado. A primeira edição portuguesa foi divulgada em 2000. O Observador Cetelem está presente em onze países: Alemanha, Bélgica, Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal e República Checa.
Segundo o Observador Cetelem, que analisa, anualmente, os mais diversos mercados, entre os quais o de vestuário, o qual inclui os segmentos de vestuário para adultos, de vestuário para crianças, de calçado e de marroquinaria, este é um mercado que, em 2008, movimentou 2,8 milhões de euros.
Em termos de volume de negócios, o segmento de vestuário para adultos é o mais significativo representando 80% da facturação nacional, sendo que a média de investimento por família neste sector é de 785€. No entanto existem distritos onde as famílias efectuam menos gastos em vestuário. Segundo a análise das despesas das famílias nos vários distritos, é em Beja, Bragança e Portalegre, onde a contenção de custos é mais significativa, não ultrapassando os 151€.
No entanto, em termos globais, este é um mercado que acaba por não ser dos mais afectados em caso de diminuição do poder de compra. Segundo os resultados do Observador Cetelem, apenas 6% dos inquiridos afirma que baixaria prioritariamente as despesas em vestuário em caso de deterioração do poder de compra.
O Observador Cetelem apresenta dados de inquéritos realizados em 13 países europeus a mais de 10.000 pessoas. O estudo apresenta dados de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, República Checa, Eslováquia, Hungria, Itália, Sérvia, Polónia e Rússia. As análises e previsões foram efectuadas em Dezembro de 2008 em colaboração com a sociedade de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). O estudo foi completado por um desk research e reúne a informação de diversas fontes em cada um dos mercados (INE, GfK, DGT, Nielsen, ANACOM, ACAP, IDP, Banco de Portugal, ASFAC, ALF e ARAC).
O Cetelem acompanha há mais de 50 anos o desenvolvimento do consumo e das cadeias de distribuição no mundo. Apoiando-se no seu profissionalismo, o Cetelem implementou em França, em 1989, o Observador Cetelem, cujos estudos sobre o consumo, a distribuição e o crédito, são fontes de informação e de reflexão ao dispor de todos os players do mercado. A primeira edição portuguesa foi divulgada em 2000. O Observador Cetelem está presente em onze países: Alemanha, Bélgica, Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal e República Checa.