A Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernanda dos Santos, encontra-se a realizar num périplo pelo património da região do nordeste transmontano. Ontem., na cidadela de Bragança teve a oportunidade de apreciar a beleza e a raridade do recuperado domus municipalis, imóvel que sofreu recentemente algumas obras de restauro.
Fernanda dos Santos veio promover a Rota do Património, um projecto de investimento local que irá ser realizado em alguns locais de interesse arquitectónico e arqueológico da região.
Este projecto vai aplicar mais de 1 milhão de euros em diversos monumentos, tendo como objectivo principal a divulgação e promoção turísticas com vista à captação de turistas nacionais e estrangeiros.
Dentro deste projecto está previsto a recuperação de alguns imóveis, a publicação de folhetos e a criação de um site que divulgue as potencialidades que a este nível o distrito der Bragança possui.
Fernanda dos Santos encara os recursos patrimoniais como uma sinergia fundamental para a dinamização da actividade económica local, constituindo um recurso susceptível de levar à criação de novos empregos.
A responsável governamental inaugurou ainda o Centro Interpretativo do castelo de Algoso, concelho de Vimioso, e durante a tarde de hoje realizará uma vista ao castelo de Ansiães, um dos monumentos mais emblemáticos de todo o Nordeste Transmontano.