Rita Fins: a princesa do Ave

Decorreu durante o passado fim-de-semana, no Pavilhão dos Desportos de Vila do Conde, o 14º Torneio Aberto em Ténis de Mesa daquela cidade, para os escalões de Cadetes, Infantis e Iniciados, masculinos e femininos e que, da parte do C.T.M.Mirandela, teve na Rita Fins a verdadeira “Princesa do Ave” pela vitória na sua categoria e pelo terceiro lugar individual em Cadetes.

Começando exactamente por esta prova, a de Cadetes Femininos, foi muito conseguida por parte das atletas mirandelenses uma vez que, quando a prova tinha apenas oito atletas, o clube mirandelense tinha lá ainda quatro que se defrontaram para a passagem às meias-finais.

Foram mais felizes a Rita Fins que venceu a Inês Fernandes e também a Andreia Pereira vencedora da partida frente à Joana Fins. As mirandelenses acabariam afastadas da final mas, pelo excelente desempenho de todo o grupo, venceram com todo o mérito a classificação colectiva.

Em Cadetes Masculinos, a prova prometia bastante quando no Mapa Final o C.T.M. tinha ainda a participação dos gémeos Fraga, o Francisco Moreira e o João Geraldo mas, depois da primeira eliminatória apenas restava o Geraldo e mesmo este não andou por lá muito tempo. Defrontando o Diogo Chen, Sporting, nos quartos de final, o categorizado internacional mirandelense acabou por sofrer a sua primeira derrota frente ao sportinguista, numa partida com muito equilíbrio e em que o João Geraldo para além de não ter estado ao seu melhor nível, não foi também muito feliz. Apesar disso e pela qualidade do jogo apresentado pelos dois atletas, ficou provado que estavam ali a decidir a passagem para as meias-finais, os dois melhores Cadetes do momento.

A prova de Infantis Femininos, realizada no domingo foi a melhor para as cores mirandelenses. As gémeas Fins, as atletas do C.T.M.Mirandela inscritas para esta prova, foram ultrapassando com mais ou menos dificuldades todas as adversárias que lhe foram aparecendo pelo caminho e já nas meias-finais, a Rita teve de se desembaraçar da Bárbara Oliveira enquanto a sua irmã Joana fazia o mesmo à Filipa Santos, ambas do Ginásio de Valbom. Já na final e a revelar que o seu mau momento de forma está ultrapassado, a Rita Fins conseguiu vencer a sua irmã por 3/1.

Quanto aos restantes atletas, distribuídos pelos outros escalões, merecem nomeadamente referência o Infantil, Rafael Lopes e o Iniciado, Daniel Machado por teram passado a Fase de Grupo, atingindo o Mapa Final em cada prova. Ainda uma referência muito especial para o pequenito Álvaro Morgado, campeão transmontano na classe de Passarinhos e que fez aqui o seu baptismo em provas de âmbito nacional.

Em resumo, podemos afirmar que os atletas mirandelenses estiveram globalmente muito bem num tipo de prova que tem urgentemente de ser repensada e melhorada quanto ao seu figurino, por parte de quem gere os destinos da modalidade.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN