Shakespeare para comemorar Dia Mundial do Teatro (27 de Março) em Alfândega da Fé

No dia Mundial do Teatro, André Gago e Joaquim Nicolau sobem ao palco do Auditório do Centro Cultural Mestre José Rodrigues para assinalar esta data. “A Gargalha de Yorik”, uma adaptação do Hamlet de William Shakespeare para dois actores encerra a semana que a Câmara Municipal dedica ao teatro. Durante cerca de 120 minutos, André Gago e Joaquim Nicolau abordam de uma forma original aquela que é a peça de teatro
mais emblemática de toda a literatura ocidental.

Involuntariamente didáctico, o espectáculo acaba por familiarizar de uma forma extremamente eficaz o público com a trama e a essência da obra.

Combinando o cómico e o trágico (como, aliás, é recorrente em Shakespeare), este espectáculo representa também uma oportunidade rara para ouvir, em português, alguns dos solilóquios mais belos da peça original: “Ser ou não Ser...”, “Que Reles e Velhaco Escravo...”, “Como Todas as Ocasiões Parecem Dar Má Informação de Mim...”

Crianças da EB1 e Jardins de Infância vão ao Teatro

As comemorações do Dia Mundial do Teatro abrangem também os mais novos do concelho.

Ciente da importância desta arte na formação de crianças e jovens a Câmara Municipal promove a apresentação da peça “os Músicos de Bremen”, da jangada Teatro, para os alunos do primeiro ciclo do ensino Básico e Jardins-de-infância do concelho, no dia 26 de Março. Um dia antes o café concerto envolvido pela exposição que demonstra a evolução do teatro até aos nossos dias é mais um pretexto para celebrar o teatro.

A Exposição “O que é o teatro” regressa ao Centro Cultural Mestre José Rodrigues, depois de no ano de 2008 já ter abrilhantado as Comemorações do Dia Mundial do Teatro.

A exposição pode ser visitada ou revisitada até 31 de Março na galaria de exposições do Centro Cultural Mestre José Rodrigues.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN