A pintora Balbina Mendes, natural da aldeia de Malhadas, concelho de Miranda do Douro, leva um conjunto pictórico dedicado à máscara de Trás-os-Montes até Bruxelas. A exposição da artista foi inaugurada hoje na Livraria Orfeu, que é já uma instituição cultural na Bélgica e que tem como principal objectivo difundir artistas portugueses.
Esta exposição compõe-se por treze telas, todas elas alusivas á temática da máscara transmontana. “A mim interessa-me principalmente a riqueza cromática das máscaras”, frisou a artista em declarações à agência Lusa.
A inauguração de hoje constitui apenas o prólogo de um projecto mais alargado que culminará no lançamento de um livro e de um DVD a apresentar por todo o país nos próximos meses.
Para este conjunto de telas a pintora inspirou-se na grande variedade de motivos representados através das máscaras que todos os anos saem à rua, no solstício de Inverno, na região do Nordeste Transmontano.
Com este seu trabalho a pintora congela na sua arte um dos mais emblemáticos e ancestrais ritos que integram a ancestralidade da cultura transmontana.