Cerca de sessenta e dois municípios de todo o país vão assegurar a realização de espectáculos, ateliers e exposições até 31 de Dezembro, no âmbito do Programa Território Artes 2008, em parceria com a Direcção-Geral das Artes (DGA).
Segundo a Direcção-Geral das Artes, tutelada pelo Ministério da Cultura, os 62 municípios, de Vila Real a Faro, vão celebrar um protocolo para receber co-financiamento em várias modalidades, de forma a permitir a realização de eventos culturais.
O Programa Território Artes foi efectuado de forma experimental no último trimestre de 2006 pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, e foi apresentado como um instrumento estratégico para contrariar as assimetrias regionais de acesso a espectáculos a nível nacional.
O programa continuou em 2007 e agora em 2008, apesar da passagem do Instituto das Artes a Direcção-Geral, mantendo os objectivos do promover a cobertura de todo o país com um serviço cultural básico no domínio das artes do espectáculo e das artes visuais.
O Programa Território Artes funciona através de uma plataforma informática (www.terriorioartes.pt), com uma Bolsa de Acções Artísticas, onde as autarquias, artistas e outras entidades promotoras podem contratar e agendar produções nas artes do espectáculo.