Depois de 122 anos de discreta existência, eis que nos últimos anos, e particularmente no último ano e meio, a linha do Tua tem saltado para a ribalta da comunicação social.
Os motivos não são os melhores e prendem-se sempre com acontecimentos trágicos, relacionados com acidentes.
Ontem, dia 22 de Agosto, verificou-se mais um acidente que poderia ter trágicas proporções.
Num espaço balizado em ano e meio a maldição parece ter-se abatido sobre a linha do Tua, e somam-se já em quatro os mortos resultantes de dois acidentes graves.
A história é a única ciência que nos esclarece sobre o fluir do tempo. Quem não estiver atento a ela perderá, com toda a certeza, peças dispersas de um puzzle sem fim.
Para ajudar a compreender a “ morte anunciada de uma linha centenária”, também o Notícias do Nordeste aqui deixa a cronologia possível , e ontem tão divulgada, dos principais acontecimentos que marcaram a história de uma obra com 120 anos de existência.
Setembro 1887 - Inauguração da Linha do Tua (entre o Tua e a cidade de Mirandela), nove anos depois da apresentação dos projectos para a sua construção.
Dezembro 1906 - Conclusão da extensão da linha até Bragança, num projecto que previa uma ligação até Espanha que nunca se veio a concretizar.
Abril 1910 - Abílio Beça, um dos principais promotores da linha, morre trucidado por um comboio.
Anos 40 - A Linha do Tua passa da Companhia Nacional para a gestão da CP.
1992 - Encerramento da circulação ferroviária no troço entre Mirandela e Bragança, numa extensão de cerca de 80 quilómetros.
Julho 1995 - É inaugurado o Metro de Mirandela, que possibilita a reabertura da linha entre a cidade e a localidade de Carvalhais.
Abril 2001 - A plataforma da via de circulação é arrastada para o rio, devido a um deslizamento de pedras. Os carris ficam pendurados sobre as águas, mas não há registo de outros danos. A circulação fica interrompida durante vários dias.
Janeiro 2004 - É inaugurada a renovada estação ferroviária de Bragança.
2006 - Dois milhões de euros são investidos em obras de consolidação e reparação da linha.
12 Fevereiro 2007 - Um desabamento de terras motiva a queda de uma composição comercial do metro de Mirandela no rio Tua. Morrem três dos cinco passageiros que faziam a ligação entre as estações da Foz do Tua e Mirandela.
Janeiro de 2008 - Reabertura da linha depois do acidente anterior.
10 Abril 2008 - Três trabalhadores da REFER ficam ligeiramente feridos, numa acidente na linha.
06 Junho 2008 - Uma composição do metro de Mirandela descarrila perto da Estação Foz Tua, a poucos metros do local onde decorrera o acidente de Abril. O maquinista e dois passageiros ficam feridos sem gravidade. O ministro dos Transportes, Mário Lino, afirma que os terrenos são instáveis e que os acidentes podem "ocorrer com alguma facilidade" na linha.
22 Agosto 2008 - Um acidente ferroviário perto da estação de Abrunheda, Carrazeda de Ansiães, causou um morto e dezenas de feridos.
Os motivos não são os melhores e prendem-se sempre com acontecimentos trágicos, relacionados com acidentes.
Ontem, dia 22 de Agosto, verificou-se mais um acidente que poderia ter trágicas proporções.
Num espaço balizado em ano e meio a maldição parece ter-se abatido sobre a linha do Tua, e somam-se já em quatro os mortos resultantes de dois acidentes graves.
A história é a única ciência que nos esclarece sobre o fluir do tempo. Quem não estiver atento a ela perderá, com toda a certeza, peças dispersas de um puzzle sem fim.
Para ajudar a compreender a “ morte anunciada de uma linha centenária”, também o Notícias do Nordeste aqui deixa a cronologia possível , e ontem tão divulgada, dos principais acontecimentos que marcaram a história de uma obra com 120 anos de existência.
Setembro 1887 - Inauguração da Linha do Tua (entre o Tua e a cidade de Mirandela), nove anos depois da apresentação dos projectos para a sua construção.
Dezembro 1906 - Conclusão da extensão da linha até Bragança, num projecto que previa uma ligação até Espanha que nunca se veio a concretizar.
Abril 1910 - Abílio Beça, um dos principais promotores da linha, morre trucidado por um comboio.
Anos 40 - A Linha do Tua passa da Companhia Nacional para a gestão da CP.
1992 - Encerramento da circulação ferroviária no troço entre Mirandela e Bragança, numa extensão de cerca de 80 quilómetros.
Julho 1995 - É inaugurado o Metro de Mirandela, que possibilita a reabertura da linha entre a cidade e a localidade de Carvalhais.
Abril 2001 - A plataforma da via de circulação é arrastada para o rio, devido a um deslizamento de pedras. Os carris ficam pendurados sobre as águas, mas não há registo de outros danos. A circulação fica interrompida durante vários dias.
Janeiro 2004 - É inaugurada a renovada estação ferroviária de Bragança.
2006 - Dois milhões de euros são investidos em obras de consolidação e reparação da linha.
12 Fevereiro 2007 - Um desabamento de terras motiva a queda de uma composição comercial do metro de Mirandela no rio Tua. Morrem três dos cinco passageiros que faziam a ligação entre as estações da Foz do Tua e Mirandela.
Janeiro de 2008 - Reabertura da linha depois do acidente anterior.
10 Abril 2008 - Três trabalhadores da REFER ficam ligeiramente feridos, numa acidente na linha.
06 Junho 2008 - Uma composição do metro de Mirandela descarrila perto da Estação Foz Tua, a poucos metros do local onde decorrera o acidente de Abril. O maquinista e dois passageiros ficam feridos sem gravidade. O ministro dos Transportes, Mário Lino, afirma que os terrenos são instáveis e que os acidentes podem "ocorrer com alguma facilidade" na linha.
22 Agosto 2008 - Um acidente ferroviário perto da estação de Abrunheda, Carrazeda de Ansiães, causou um morto e dezenas de feridos.