Projecto “Vocalize”: a Pedagogia no seu melhor

Uma semana é o tempo suficiente para montar um espectáculo denominado de “Vocalize”, onde os jovens, a música e a qualidade se mostram numa acção pedagógica e num projecto de educação musical do que de melhor existe em Portugal.

A iniciativa partiu do Instituto Piaget que este ano trouxe o “Vocalize” até ao campus académico de Macedo de Cavaleiros, numa proposta que pretendeu envolver os jovens da cidade com um projecto musical intercultural, onde a música é a ponte de ligação com outros povos, com outras etnias e com outra civilizações.

O vocalize teve neste ano de lançamento em Macedo de Cavaleiros 34 participantes, mas espera-se e deseja-se que no próximo ano o números de jovens aderentes possa ser duplicado ou mesmo triplicado.

O primeiro “Vocalize”, organizado pelo Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros, terminou no passado fim-de-semana com a apresentação de um concerto no Centro Cultural da cidade.

Este curso de jovens coralistas e de pedagogia coral dirigida a maestros já se realiza no campus de Almada desde há 4 anos, mas este ano o projecto foi trazido para Trás – os – Montes, pela maestra Cara Tasher, pelo professor Paulo Lourenço e pela pianista Inês Lopes.

Os aspirantes a coristas podem ter entre 8 e 28 anos. No “Vocalize” de Macedo de Cavaleiros participaram 26 jovens que “demonstraram talento e cuja experiência revelam ser extraordinária, pois além da música criam-se laços de amizade e de cumplicidade indescritíveis”, garantiu ao Notícias do Nordeste um dos responsáveis por esta iniciativa.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN