Infância, criatividade e sonho: eis o "Peter Pan"

Mais de 300 pessoas assistiram ao espectáculo infantil de ballet que a Associação Potrica (Grupo de Acção Cultural do Nordeste Transmontano) levou ao palco de Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

A sala de espectáculos desta infra-estrutura cultural foi pequena para acolher o número de pessoas que queriam assistir à primeira actuação das crianças que praticam ballet na cidade do Azibo.

“Peter Pan” foi o mote escolhido pela Professora de Ballet, Luciula Zánella, que deste modo mostrou aos encarregados de educação das sessenta crianças a evolução dos seus educandos que, todos os sábados, durante os nove meses, frequentaram este curso.

A estória de Peter Pan coreografou a graciosidade dos pequenos bailarinos, cujas idades variam entre os 3 e os 12 anos.

Este clássico universal da literatura infantil, da autoria do jornalista, dramaturgo e escritor escocês James Matthew Barrie narra a história Peter Pan, o menino que não queria crescer. Wendy, João e Miguel, os três filhos da Sra. Darling, recebem a visita de Peter Pan. Com a ajuda da fada Sininho, eles voam para a Terra do Nunca onde, na companhia dos garotos perdidos, constroem fabulosas aventuras.Todos eles têm um inimigo temível, o malvado Capitão Gancho, que jurou vingar-se de Peter Pan depois de ter perdido uma mão num duelo com ele.

A narrativa foi processada no palco do Centro Cultural de Macedo Cavaleiros ao ritmo da música clássica e ficou marcada pela graciosidade e pela ternura dos pequenos bailarinos que, com a sua inocência e entrega à responsabilidade de expor devidamente a parte da sua representação, chegaram a emocionar muitos dos presentes.

“Até me vieram as lágrimas aos olhos. Fiquei mesmo emocionada”, disse uma das avós ao Notícias do Nordeste.

O colorido dos figurinos e a graciosidade das crianças fizeram as delícias dos pais, familiares e amigos, que no final do espectáculo estavam maravilhados e afirmaram que tinha superado as suas expectativas. A opinião era generalizada e de uma forma geral resumia-se a uma pequena frase: “foi lindo!”, disseram alguns dos espectadores presentes no espectáculo.

Este foi o primeiro ano de aprendizagem de ballet que esta associação cultural pretende, no futuro, solidificar em Macedo de Cavaleiros, sendo quase certo que no próximo ano haverá continuidade desta primeira iniciativa.

Os elementos da Associação Potrica, apesar de exaustos, estavam muito satisfeitos com o resultado deste evento, uma vez que era unânime a alegria de todos no final da encenação, onde as Bailarinas e os Bailarinos brilharam num colorido espectáculo passado no reino da fantasia.
O primeiro curso de ballet infantil de Macedo de Cavleiros foi organizado pela Associação Potrica e teve o apoio do Município de Macedo de Cavaleiros.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN