Orquídeas Silvestres na Casa Falcão (Macedo de Cavaleiros)

Está patente na casa Falcão até ao dia 14 de Maio uma exposição de fotografias dedicadas às 65 espécies de orquídeas portuguesas, incluindo híbridos e variantes.

Esta flor de rara beleza, especializada na sedução, merece um olhar atento já que apresenta estruturas morfológicas e anatómicas das mais especializadas do reino vegetal. O fotógrafo, José Monteiro, percorre o país já alguns anos, para descobrir e conhecer as várias espécies de orquídeas portuguesas. Desse longo trabalho, resultou esta exposição composta por 43 fotografias.

Algumas das espécies fotografadas ocorrem nos nossos montes, nomeadamente na Serra de Bornes, na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e no Sítio de Morais.

O pequeno tamanho das orquídeas silvestres tem permitido uma existência discreta e consequentemente a sua conservação em plena Natureza. A revelação da sua existência que sirva unicamente
para nos maravilharmos, orgulharmos da sua presença e registarmos na memória ou em película fotográfica a beleza da cor e da forma. Já o corte impediria que os vindouros usufruíssem da alegria no olhar, em troca de ganho de umas poucas horas num vaso e um odor algo desagradável.

Aproveite estes dois últimos dias e não deixe passar sem ver esta exposição fotográfica.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN