Sede do Eixo Atlântico será na Galiza

A sede da Associação do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular será na Galiza, em Vigo. A decisão resultou de um protocolo assinado por Luis Filipe Menezes, Presidente do Eixo Atlântico, e a sede desta instituição será financiada pela Junta da Galiza, com 400 mil euros.

O Eixo Atlântico promove o desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das 34 cidades galegas e portuguesas que o integram.

Criado em 1992 por iniciativa dos municípios do Porto e de Vigo, o Eixo Atlântico concluiu em Fevereiro último o seu processo de alargamento, passando a ser formado por 17 municípios do Norte de Portugal e outros tantos da Galiza. Do Norte de Portugal, integram aquela associação os municípios de Braga, Bragança, Chaves, Guimarães, Peso da Régua, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Vila do Conde, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Barcelos e Famalicão.

Pela Galiza, e além das três câmaras hoje admitidas, contam-se Corunha, Ferrol, Lugo, Monforte de Lemos, Ourense, Pontevedra, Santiago de Compostela, Villagarcia de Arousa, Vigo, Carballo, Vivieiro, Lalín, Verín e Barco de Valdeorras.

Entretanto, o Eixo Atlântico estabeleceu, também igualmente em Vigo, um protocolo de colaboração com a Caixanova, no âmbito da obra social desta instituição financeira galega. Esse convénio vigorará até 31 de Dezembro de 2009 e prevê a atribuição, por parte da Caixanova, instituição bancária galega, de um orçamento anual de 30 mil euros ao Eixo Atlântico e a disponibilização gratuita das suas instalações da Obra Sócio-Cultural para a realização de actos promovidos pelo Eixo Atlântico.

Rui Tulik (Mirandela)

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN