EDP ainda não é, mas já faz

Com a possibilidade da construção de uma barragem hidroeléctrica nas margens do rio Tua, a EDP há já algum tempo que se encontrava a efectuar prospecção geológica nas suas margens.

No entanto, na passada sexta-feira, a CCDRN - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, anunciou que notificou a EDP para suspender imediatamente todos os trabalhos de prospecção que estavam a decorrer, e deu um prazo de 20 dias úteis para que a EDP apresente um cronograma dos trabalhos a realizar para repor os terrenos tal e qual como estavam antes de serem intervencionados.

A CCDRN em declarações à comunicação social explicou que esta suspensão se deveu ao facto de ainda não ter sido escolhida a concessionária da barragem do Tua e que decorre até ao final deste mês o concurso para a pré-selecção dos candidatos.

Aquando da suspensão, a EDP disse ter todos os trabalhos licenciados pela CCDRN e pelas Câmaras de Carrazeda de Ansiães e de Alijó, facto que a própria CCDRN confirmou.

De qualquer forma a EDP é a única entidade que até agora se mostrou interessada, por isso concorre em vantagem e além de ocupar a "pole position", tem direito de preferência e vencerá o concurso se cobrir em termos técnicos e económicos a oferta dos concorrentes.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN