Candidatura a património imaterial galaico-português discute-se em Podence

Em 2005, várias entidades portuguesas e espanholas apresentaram uma candidatura conjunta à UNESCO, que envolveu aproximadamente oitenta escolas da Galiza e do Norte de Portugal, desde o primeiro ciclo às universidades.

Na altura, esta candidatura pioneira a nível mundial não foi aprovada pela UNESCO por ser "demasiado abrangente”.

Volvidos três anos, diversas entidades portuguesas e da nossa vizinha Espanha, voltaram à carga e vão relançar a candidatura a património imaterial galaico-português, em que estão incluídas manifestações de folclore, culturais e etnográficas das duas regiões ibéricas, como são os rituais dos caretos e dos mascarados do Nordeste transmontano.

Tanto a Galiza como Norte de Portugal manifestam características antropológicas e históricas bastante resguardadas e comuns às duas regiões, adquirida na oralidade que vai passando de geração em geração, nomeadamente os cantares ao desafio, as festas do ciclo agrário, instrumentos e formas musicais.

Dentro do cartaz do “Entrudo Chocalheiro” que se realiza em Podence, uma Freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros, este tema vai estar em debate logo na abertura do evento.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN