Bragança vai ter Ecografia Morfológica

A ecografia morfológica permite estudar a anatomia do feto, faz-se entre a 19ª e a 23ª semanas e a partir deste período pode ser avaliada com mais precisão.

Neste exame pode-se comprovar que o feto se desenvolve normalmente. Para isso, mede-se o diâmetro biparietal, a circunferência ou área cefálica, a circunferência ou área abdominal, o comprimento do fémur, do úmero e do pé.

Estas medidas comparam-se com as que aparecem nas tabelas de crescimento, para se chegar à conclusão se são ou não normais; comprova-se também o normal desenvolvimento de muitos órgãos, como as estruturas cerebrais e da cara, o coração, o estômago, os rins e a bexiga e neste exame também se pode conhecer o sexo do feto. No meio do período de gestação, (20 semanas), o sexo já está completamente definido.

Até há pouco tempo, as grávidas do nordeste transmontano para efectuarem este exame tinham que se deslocar a Vila Real, mas a partir de agora, após o acordo efectuado entre o Centro Hospitalar do Nordeste e o ecografista Abílio Ferreira, chefe do serviço do Hospital de Santo António, no Porto, e director de obstetrícia na mesma unidade, as grávidas do Distrito de Bragança já podem realizar na região um dos mais importantes exames pré-natais.

O especialista vai deslocar-se duas vezes por semana a Bragança, à sexta-feira e ao sábado, para realizar estas ecografias, garantindo desta forma às futuras mamãs que poderão realizar este exame com “maior conforto e rapidez”.

No entanto o acordo entre o centro de genética da unidade hospitalar de Vila Real mantém-se, e se as grávidas do Distrito de Bragança o preferirem poderão continuar a recorrer a Vila Real.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN