UTAD confere doutoramento Honoris Causa a António Lobo Antunes

António Lobo Antunes é um escritor português e um dos autores mais conhecidos de Portugal, juntamente com José Saramago, tendo por várias vezes já sido considerado um sério candidato ao Prémio Nobel da Literatura.

Lobo Antunes é licenciado em Medicina, com especialização em Psiquiatria. Esteve destacado em Angola, entre 1970 e 1973, durante a fase final da Guerra Colonial portuguesa.

A sua experiência de guerra inspirou muitos dos seus livros. Regressado a Portugal, trabalhou no hospital psiquiátrico Miguel Bombarda, em Lisboa. Foi militante da APU (Aliança Povo Unido - coligação liderada pelo Partido Comunista Português) em 1980. Actualmente vive em Lisboa, mas já não exerce medicina, dedicando-se em exclusivo à escrita.

O Senado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, aprovou por unanimidade a proposta do actual reitor, Mascarenhas Ferreira, para a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa ao escritor António Lobo Antunes.

A UTAD só tinha atribuido até hoje um doutorado honoris causa. Foi em 1989 ao então primeiro-ministro holandês Rudolfus Franciscus Marie Lubbers, sendo na altura a proposta feita pelo já falecido Reitor Fernando Real.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN