A Gaita-de-foles genuína Mirandesa tem vindo a ser substituída por instrumentos semelhantes de outras regiões há dez anos a esta parte.
Estes instrumentos tão antigos na região, têm vindo a ser substituídos, aos poucos, por modelos que não têm nada a ver com esta região do Nordeste Transmontano.
Um grupo de pessoas ligadas ao estudo e fabrico deste instrumento musical, no intuito de salvaguardar e preservar a gaita-de-foles mirandesa, lançou um desafio para que os actuais construtores fabriquem gaitas com um determinado padrão, para que vários músicos as possam tocar em conjunto, sem dispersão de sonoridades.
Nos dias de hoje, existem várias afinações do instrumento, mas ainda não há consenso quanto ao modelo a utilizar. Nesse sentido, estão a ser estudadas várias ponteiras de gaita-de-foles para atingir a padronização e o reconhecimento oficial da Gaita Mirandesa.
Jorge Lira, coordenador deste projecto, diz que numa segunda fase será delineado um padrão para que a gaita mirandesa seja construída de maneira idêntica por todos os artesãos. “A padronização é um passo determinante para a sua salvaguarda e preservação da gaita mirandesa, cancioneiro respeitante e tradições musicais, culturais e sociais agregadas, indissociáveis da verdadeira identidade da região”, explicaram os especialistas desta área.
Com vista á realização do I Congresso Nacional sobre esta temática, Miranda do Douro foi anfitriã da Comissão Técnica da Gaita Mirandesa na sua primeira reunião e o 1.º congresso ficou marcado para o mês de Agosto deste ano.
Estes instrumentos tão antigos na região, têm vindo a ser substituídos, aos poucos, por modelos que não têm nada a ver com esta região do Nordeste Transmontano.
Um grupo de pessoas ligadas ao estudo e fabrico deste instrumento musical, no intuito de salvaguardar e preservar a gaita-de-foles mirandesa, lançou um desafio para que os actuais construtores fabriquem gaitas com um determinado padrão, para que vários músicos as possam tocar em conjunto, sem dispersão de sonoridades.
Nos dias de hoje, existem várias afinações do instrumento, mas ainda não há consenso quanto ao modelo a utilizar. Nesse sentido, estão a ser estudadas várias ponteiras de gaita-de-foles para atingir a padronização e o reconhecimento oficial da Gaita Mirandesa.
Jorge Lira, coordenador deste projecto, diz que numa segunda fase será delineado um padrão para que a gaita mirandesa seja construída de maneira idêntica por todos os artesãos. “A padronização é um passo determinante para a sua salvaguarda e preservação da gaita mirandesa, cancioneiro respeitante e tradições musicais, culturais e sociais agregadas, indissociáveis da verdadeira identidade da região”, explicaram os especialistas desta área.
Com vista á realização do I Congresso Nacional sobre esta temática, Miranda do Douro foi anfitriã da Comissão Técnica da Gaita Mirandesa na sua primeira reunião e o 1.º congresso ficou marcado para o mês de Agosto deste ano.