Carnaval de Podence aposta na qualidade

A Casa do Careto de Podence vai a pouco e pouco impondo o Carnaval desta aldeia macedense no panorama do Carnaval Transmontano.

Depois de um trabalho de divulgação que levou, através do careto, o concelho de Macedo de Cavaleiros e a região do Nordeste Transmontano ao país e ao mundo, agora os responsáveis pelo Grupo de Caretos de Podence apostam num programa de qualidade.

O Carnaval de Podence arrancará no próximo dia 18 de Fevereiro e manter-se-á com actividades constantes até ao dia 20 do mesmo mês. Durante estes três dias desfilarão pela ruas da aldeia de Podence os tradicionais caretos, ao mesmo tempo que se desenvolverão um conjunto de iniciativas onde se destaca uma mini feira de produtos regionais e artesanato, demonstrações de gastronomia regional e um conjunto de iniciativas de índole eminentemente etnográfico, que pretendem demonstrar a riqueza e a singularidade da cultura desta região.

Para o dia 19 está marcada para as 21 horas da noite, na Casa do Careto, a projecção do filme “Máscaras”, uma película que a documentarista Noémia Delgado filmou em 1976.

Apresentado quase só em festivais e sessões especiais, o filme “Máscaras” voltará a ser exibido numa projecção única, a 19 de Fevereiro (21.00), no âmbito do programa de Carnaval da Casa do Careto, em Podence.

«Mais de trinta anos após a estreia - que teve lugar a 14 de Junho de 1976, na Biblioteca Nacional -, este documentário, narrado pelo falecido poeta Alexandre O’Neill, dá a conhecer a preparação e celebração das Festas dos Caretos, uma das mais ancestrais tradições do Nordeste Transmontano.

Filmado nas aldeias de Bemposta, Podence e Rio de Onor, “Máscaras” é “um filme muito belo, um exemplo de documentarismo modesto de meios mas rico de intervenção e encantamento”, escreveu o crítico de cinema Jorge Leitão Ramos, no Dicionário do Cinema Português 1962-1988 (ed.Caminho).»

Noémia Delgado testemunha neste seu documentário a vivacidade e o surpreendente realismo de uma tradição “quase perdida na década de 1970, em consequência da ditadura e do fenómeno da emigração”.

O filme “Máscaras” foi já objecto de estudo para muitos antropólogos e etnólogos, “vindo agora a ser exibido em cópia cedida pela realizadora, graças a uma parceria estabelecida entre a Casa do Careto e a Durante-Associação Cultural”, refere António Carneiro da Casa do Careto de Podence.

Todo o programa do “Entrudo Chocalheiro”, a realizar em Podence de 18 a 20 de Fevereiro 2007, está disponível no site dos Caretos de Podence.
Clique aqui

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN