Produção de azeite com mais exigências

Nesta época de apanha de azeitona, os proprietários dos lagares de azeite vão ter por em prática a nova lei para o sector da olivicultura que entrou em vigor no início do ano.

Todos os lagares são obrigados a implementar o sistema HACCP na transformação da azeitona em azeite em que todos os passos de transformação têm que ser registados, garantindo assim uma maior segurança alimentar.

Actualmente, só depois de efectuada a devida fiscalização e verificadas todas as condições de higiene e segurança é que é permitido os lagares laborarem.

Na região de Trás-os-Montes existem 114 lagares de azeite, sendo que cerca de meia centena de inscrições já chegaram até este momento à Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes (AOTAD), a pedir a implementação do HACCP.

A AOTAD efectuou sessões de esclarecimento e enviou também uma carta para explicar aos sócios as alterações à lei que regulariza o sector, e segundo um responsável desta associação, acredita que os sócios que ainda não aderiram a este sistema o vão fazer mesmo em cima da hora, uma vez que quem não implementar o HACCP no início da campanha, está sujeito a coimas que podem ir até 3740 euros, para pessoas singulares e até 44 890 euros, para entidades colectivas.

O HACCP – Hazard Analysis and Critical Control Points – Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle – é um sistema de segurança alimentar concebido para prevenir a ocorrência de potenciais problemas durante operações com alimentos. Isto é conseguido através da avaliação dos perigos inerentes atribuídos ao produto ou ao processo seguida da determinação dos passos necessários para o controlo dos perigos identificados e no essencial, o HACCP é um sistema de identificação e monitorização de perigos alimentares específicos, biológicos (bactérias, fungos, vírus e parasitas), químicos (toxinas bacterianas e micotoxinas) ou físicos (areias, vidro, fragmentos metálicos e das embalagens utilizadas), que podem afectar negativamente a segurança dos produtos alimentares.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN