Eurodeputados portugueses escrevem a Stavros Dimas

Depois da missiva enviada pela Associação de Municípios do Baixo Sabor, agora são os deputados portugueses com assento no Parlamento Europeu (PE) que repetem o estilo epistolar, tendo também enviado uma carta ao comissário do Ambiente, Stavros Dimas, com o intuito de intercederem junto deste responsável europeu a favor da construção do empreendimento hidroeléctrico, que consideram de "importância estratégica" para Portugal.

A carta foi assinada por 17 deputados europeus do PS, PSD, CDS-PP e CDU, sendo de registar que apenas 7 dos eurodeputados portugueses com assento no parlamento europeu não assinaram o documento.

Os deputados signatários, pretendem, com este gesto, demonstrar a importância do empreendimento para o país, intercedendo desta forma junto do comissário europeu responsável pela decisão, precisamente numa altura em que a comissão analisa as queixas apresentadas pelo movimento ambientalista “Plataforma Sabor Livre”.

De entre os argumentos expostos, os deputados portugueses em Bruxelas destacam a importância fulcral deste empreendimento considerando-o como “uma peça chave do programa português de produção de electricidade a partir de fontes renováveis de energia, designadamente no seu segmento eólico, presentemente em franco desenvolvimento".

Os parlamentares destacam também a “importância desta barragem para a gestão hidrológica do rio Douro, que actualmente não existe”, sustentam.

Na perspectiva dos representantes portugueses no PE, a barragem do Baixo-Sabor é indispensável para ser dado cumprimento ao compromisso que Portugal assumiu com o Protocolo de Quioto, sublinhando ainda que “estudos recentes permitiram concluir que a afectação de espécies e habitats induzida pela construção do empreendimento é de uma forma global significativamente inferior àquela que tinha sido inicialmente estimada aquando da realização do estudo de impacte ambiental”.

A carta foi assinada pelos deputados socialistas Edite Estrela, Manuel dos Santos, Paulo Casaca, Fausto Correia, Elisa Ferreira, Ana Gomes, Joel Hasse Ferreira, Emanuel Jardim Fernandes, Jamila Madeira e Capoulas Santos; pelos sociais-democratas João de Deus Pinheiro, Sérgio Marques e Silva Peneda, pelos democratas-cristãos Ribeiro e Castro e Luís Queiró e pelos deputados comunistas Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro.

Também esta semana foram apresentados os resultados de uma sondagem encomendada pela Associação de Municípios do Baixo Sabor que revelou que mais de metade dos portugueses é a favor da construção da barragem.

O estudo, da responsabilidade da Eurosondagem, revelou que 55,2 por cento da população a nível nacional está a favor da construção do empreendimento no baixo Sabor.

Das 1.017 entrevistas telefónicas efectuadas verifica-se que o apoio popular para a construção da barragem é ainda mais elevado a nível regional, com 61,6 por cento dos inquiridos a manifestarem opinião favorável.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN