Ponte Romana recuperada

A ponte romana, que se situa perto da antiga moagem, na zona de S. Sebastião, em Mirandela, e que tem sido relegada ao abandona, vai finalmente ser alvo de obras de recuperação.

Uma obra de construção civil antiga da qual não se sabe a data da sua construção, mas que, de uma resistência quase heróica, com várias enchentes nos últimos anos especialmente na época de Inverno.

A ponte situa-se no interior de um bairro de si pouco moderno, que agora foi sujeito a obras de requalificação, estando em curso a execução da segunda fase do projecto da Ribeira de Carvalhais que implica a construção de mais espaços verdes, desportivos, recreativos e culturais e uma nova urbanidade que vai ligar a 1º fase deste projecto já inaugurado no loteamento da Cocheira, até ao bairro de S. Sebastião junto a esta ponte centenária.

Esta pequena ponte é construída em xisto utilizando também pedras do rio, mais vulgarmente conhecidos por jogos, o que faz dela uma ponte de rara beleza histórica e arquitectónica.

O Padre Ernesto Sales no seu livro de Apontamentos sobre a cidade revelava a importância desta ponte como ponto de passagem de pessoas e animais em ligação do rocio e de S. Sebastião à Coutada.

Rui Tulik [09-10-2006]

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN