Biomassa como fonte de energia

As constantes vagas de incêndio e o seu impacto na economia do país, associada às novas orientações energéticas nacionais inerentes ao Protocolo de Kioto, têm actualmente orientações e condições para a implementação de projectos de aproveitamento da Biomassa Florestal e foi nesta perspectiva que em Fevereiro deste ano o governo lançou, um concurso para 15 centrais de produção eléctrica, a partir de biomassa, em 12 distritos.

Em causa está a atribuição total de 100 Mws de potência e um investimento de 250 milhões de euros, que pode gerar cerca de 800 novos postos de trabalho. No distrito de Vila Real estão previstas três centrais de biomassa e a Direcção-Geral de Geologia e Energia abriu, recentemente, as propostas para o concurso das licenças para a sua construção.

A atribuição de uma central para o município de Chaves, de 2,2 Megawats, não obteve, para já, interessados, enquanto à potência de 11 Megawats, no concelho de Valpaços, concorreram dois consórcios.

A terceira central, será para o Pinhão do concelho de Alijó, e teve também, dois concorrentes: A. Mesquita e Jaime Ribeiro e Filhos.

As centrais de produção de energia eléctrica a biomassa florestal utilizam como combustível a matéria florestal proveniente da silvicultura e dos desperdícios da actividade florestal, promovendo o seu aproveitamento.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN