Um festival sem público “militante”

NNA Praça das Eiras, em Macedo de Cavaleiros, recebeu ontem o primeiro dia da VIIª edição do Festival Internacional de Música Tradicional.

O anfiteatro ao ar livre encontrava-se repleto de público, tendo muitas pessoas assistido às actuações nas zonas relvadas que rodeiam o parque de espectáculos.

Durante as primeiras actuações, em que participaram os Cantarolar (grupo de Macedo de Cavaleiros), Tradere (Grupo espanhol), os espectadores foram resistindo; mas quando entraram em Palco os Triquel, já passava da 1 hora da madrugada, as bancadas estavam já quase desertas, com meia dúzia de resistentes a querem conhecer a música daqueles que se revelaram como o melhor grupo da noite.

Os Triquel deram um espectáculo de altíssima qualidade, tendo-se apresentado ao público resistente que assistiu ao seu reportório em Macedo de Cavaleiros como uma banda com grande coesão, de grande capacidade de execução técnica e de uma irreverência e alegria dignas de serem realçadas.

Quem perdeu foram todos aqueles que não tiveram a paciência suficiente para esperar até à hora do seu espectáculo e acompanhar até à etapa final o primeiro dia do festival. Aliás, esta é uma situação que se tem repetido nos últimos anos, verificando-se de forma reiterada que os grupos que actuam em último lugar ficam, quase sistematicamente, a actuar para um anfiteatro desolador, ponteado apenas por meia dúzia de melómanos. Será pois uma boa altura para que a organização repense o formato deste festival, evitando estendê-lo para além das 0:00horas.

A actuação do Rancho Folclórico de Macedo de Cavaleiros marcou com polémica este primeiro dia. Após a sua actuação, um dos elementos do rancho acusou a organização de não os terem tratado de forma igualitária, uma vez que, referiu o responsável, não houve quaisquer preocupações em disponibilizar material técnico para a actuação do grupo. De facto, a orquestração e as vozes do rancho foram apenas suportadas pela utilização de um solitário microfone.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN