Terra Quente Transmontana constitui sociedade de capital de risco

Os municípios que constituem a Terra Quente Transmontana vão constituir uma sociedade de capital de risco para futuramente apoiar investimentos privados efectuados na região. Esta iniciativa vem no encalço do investimento que será feito em Alfândega da Fé, o FunZone Village Douro, já no próximo ano.

Esta sociedade terá como função constituir um apoio ao investimento privado na região. Os municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor e Mirandela, são os que estão envolvidos neste projecto.

Esta iniciativa advém do investimento feito por uma empresa britânica em Alfândega da Fé no valor de 70 milhões de euros e ocupará mais de 100 hectares de terreno, que segundo os promotores do projecto surtirá efeitos não só em Alfândega mas também em todo a região da Terra Quente.

O capital de risco desta sociedade será inicialmente de 1 milhão de euros, mas apontam para ser multiplicado aproveitando fundo de capital de Bruxelas e aliciando ao investimento de uma entidade Bancária.

Os municípios da terra quente anunciaram também a candidatura à Unidade de Missão para a Inovação e Conhecimento para a instalação de uma rede de fibra óptica que permita ligar os municípios em Banda Larga.

Vão também apresentar candidaturas a apoios comunitários para a requalificação de alguns acessos aos concelhos, para receber todo o movimento gerado pelo FunZone Village Douro localizado em Alfândega da Fé que segundo a previsão irá começar a nascer no próximo ano, sendo este o maior investimento planeado para Trás os Montes, constituindo no futuro um aldeamento turístico de luxo com cerca de 800 camas vocacionado para famílias com pessoas com deficiência.

Rui TuliK [21-09-2006]

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN