A 50ª edição da Volta Aérea a Portugal passou em Mogadouro

A 50ª edição da Volta Aérea a Portugal tem um total de 2.500 quilómetros que foram percorridos pelas 13 aeronaves em competição.

Nesta prova participaram duas equipas femininas, ambas de França.

A 50ª edição da Volta Aérea a Portugal passou pelo Aeródromo Municipal de Mogadouro, na sexta e no sábado, para deleite dos grandes e dos pequenos que são aficionados por esta modalidade.

A Volta Aérea iniciou-se em Alverca, no passado dia 6 de Setembro, e passou por vários aeródromos e bases da Força Aérea Portuguesa de Norte a Sul do país e terminou ontem na Base Área de Sintra.

Esta prova tem como objectivo testar a destreza e o rigor dos pilotos, estando todas as aeronaves em prova, equipadas com GPS portátil que registam todos os paramentos de voo através da navegação por satélite, que são de seguida analisados e comparados por computador.

Dezoito aviões mono e bimotores, faziam parte desta caravana e a Força Aérea Portuguesa forneceu apoio logístico destacando para o efeito um avião C-212 Aviocar, que serviu em simultâneo para baptismo de voo a grupos compostos por 15 jovens portadores e não portadores de deficiência física, sobretudo tetraplégicos.

É de salientar que no Aeródromo Municipal de Mogadouro, funciona o único curso de voo planado do Norte do país e, está para breve, o início de um curso de formação de pilotos de voo com motor.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN