Festa da Cereja de Alfândega da Fé acontece de 8 a 10 de Junho

As apetitosas e carnudas cerejas de Alfândega da Fé e a Festa à qual emprestam o nome são pretexto para uma visita mais demorada a este concelho Transmontano. Quem passar por Alfândega da Fé, entre 8 a 10 de Junho, irá encontrar uma vila apostada em mostrar o que de melhor tem: a simpatia das suas gentes, a riqueza das suas paisagens e património e a excelência dos produtos locais.

Para quem é apreciador da natureza e vida ao ar livre fica a saber que durante os dias da Festa da Cereja há a possibilidade de participar na apanha do fruto ou caminhar pela vasta área de pomares de cerejeiras. Estão também disponíveis passeios de burro, btt ou todo o terreno sempre com as cerejas como pano de fundo.

Para revigorar o corpo e a mente o Hotel & SPA Alfândega da Fé disponibiliza tratamentos terapêuticos à base deste fruto. Esta unidade foi a primeira em Portugal a oferecer tratamentos à base de cereja. A cereja tem ação antidepressiva, propriedades afrodisíacas e constitui um elemento eficaz para fortalecer as funções cerebrais. Além disso, é conhecida pelas suas propriedades antoxidantes, remineralizantes, desintoxicantes e anti-inflamatório. A Cerejoterapia é um tratamento exclusivo deste SPA. Também inspirado neste fruto surge o Mergulho Sakura.

Um ritual de banho iniciado com uma esfoliação com cereja, seguido de banho de hidromassagem com óleos essenciais, finalizado com a aplicação de um leite corporal à base de cereja. Recorde-se que Sakura significa flor de cerejeira na cultura japonesa, esta flor desde sempre foi associada aos samurais, cuja vida era tão efémera quanto a da flor da cerejeira que se desprendia das árvores.

Prazeres à base de cereja que também se estendem à mesa do hotel. Aqui destaque para o bife com queijo e compota de cereja. Visitar Alfândega da Fé no fim de semana em que a Cereja é rainha implica uma paragem obrigatória no Hotel & SPA Alfândega da Fé, o primeira a oferecer a possibilidade de massagens ao ar livre e banhos de jacuzzi em plena serra, a mais de 1000m de altitude.

A descoberta da sede de concelho impõe-se, o turista pode visitar o Museu ao ar livre, com várias Esculturas em Pedra distribuídas por diferentes pontos da vila, a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e deslocar-se até à zona histórica da vila. Aqui destaque para a Torre do Relógio, monumento emblemático do concelho, e para a magnífica vista oferecida pelo Miradouro do Castelo. Depois é tempo de passar pelo Recinto da Feira, onde se encontra o principal motivo da visita a Alfândega da Fé: a Cereja.

São passeios e atividades com sabor a cereja, que também podem ser consultadas no telemóvel, basta para tal aceder ao Welcome Guides, o guia inteligente de última geração com realidade aumentada. É que o município de Alfândega da Fé foi dos primeiros do país a aderir a este serviço.

Assim, ao chegar a Alfândega da Fé o visitante pode, através de um pequeno clique no telemóvel, conhecer muito mais da região. O Welcome Guides disponibiliza ao utilizador um vasto conjunto de informações, de forma imediata, as particularidades da área, desde património, cultura, alojamento, atividades e muitas outras. Através deste serviço o utilizador poderá ter acesso a todo o programa da Festa da Cereja, assim como obter orientações para chegar até ao local onde se realiza ou ficar a saber que em 2012 a Festa da Cereja celebra 30 anos, assumindo-se como uma das mais antigas realizações turísticas, culturais e económicas do Nordeste Transmontano.

No seu 30º aniversário a Festa da Cereja pretende continuar a afirmar-se como a principal montra do concelho, valorizando as vertentes económicas, culturais e turísticas. É essa
complementaridade que a Câmara Municipal, responsável pela organização do evento, pretende ver expressa na edição deste ano.

A Cereja é pretexto para promover e mostrar outros produtos locais e especificidades de um concelho que está apostado em fazer deste fruto um dos principais factores de atractividade turística. Daí que a aposta iniciada no ano anterior com a Festa a sair fora de portas e a integrar os pomares de cerejeiras continue este ano.

Em 2012 a Festa da Cereja privilegia os grupos culturais locais, neste campo destaque para a performance que o Grupo de Teatro da Escola Municipal de Teatro está a preparar para o dia da abertura, o “Bailinho da Cereja” pretende recriar tradições de outros tempos.

Para promover e estimular a continuação da produção deste fruto a Câmara organiza o Concurso de Sabores com Cereja. A prova decorre durante os 3 dias de Festa e à componente de divulgação juntam-se outros fatores como o mostrar as potencialidades da cereja, incentivar o uso da cereja na confeção de doces e salgados, dinamizar a criatividade e o saber tradicional e fomentar o turismo. Um concurso aberto aos locais que vai conferir outro sabor à Festa da Cereja de Alfândega da Fé.

A 2ª Corrida de Carrinhos de Rolamentos ou II Trial TT das Cerejas são outros dos eventos desportivos a destacar e que prometem mobilizar os adeptos destas modalidades. Ajuntar a isto a animação a musical a cargo de grupos como Costa Verde, Função PúbliKa e Puzzle Inacabado.

Crianças e Jovens de Torre de Moncorvo participam na iniciativa “Festejar os Direitos Com Deveres”

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Torre de Moncorvo (CPCJ) organiza de 28 a 31 de Maio a iniciativa “Festejar os Direitos com Deveres”, em parceria com o Município de Torre de Moncorvo e Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo.

Pretende-se sensibilizar a população para a promoção e protecção dos direitos das crianças e jovens e despertar as crianças e jovens do concelho para uma cidadania activa, sustentada nos direitos e deveres.

Da actividade faz parte uma caminhada pelos direitos da criança, que se realiza dia 28 de Maio, Segunda-feira, com início às 14h00 nas escolas e segue até à Praça Francisco Meireles, onde os alunos do 2º Ciclo interpretam o “ Hino da Alegria” de Beethoven.

No dia 29 de Maio, Terça-feira, pelas 10h30 é projectada, na Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado, uma selecção de curtas-metragens também sobre o tema dos direitos da criança, seguida de uma reflexão orientada pelo psicólogo do Município de Torre de Moncorvo. No âmbito deste projecto, realiza-se ainda dia 30 de Maio, Quarta-feira, o workshop “Festejar os Direitos com Deveres”, onde os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico vão elaborar cartazes e textos que ficarão em exposição no Celeiro, Biblioteca Escolar e Biblioteca Municipal.

A iniciativa termina no dia 31 de Maio, Quinta-feira, com um sarau cultural no auditório Celeiro, às 14h00 para a comunidade educativa e às 21h00 para o público em geral. O sarau conta com diversas actividades culturais como a representação da peça de teatro “Uma Aventura na Terra dos Direitos”, concurso de danças e a actuação musical dos alunos e do Padre Victor.

Bragança oferece guia turístico em telemóvel

Vários municípios do distrito de Bragança têm ao dispor dos visitantes um novo "guia" turístico que permite obter todo o tipo de informação e orientação recorrendo apenas ao telemóvel.

Trata-se de uma plataforma informática concebida por uma empresa de comunicação de Bragança, que aproveitou a tecnologia já existente para construir um guia "virtual" que reúne e disponibiliza toda a informação através de "um clique no telemóvel".

Para ter acesso a este novo "guia" basta possuir um "smartphone" e descarregar a aplicação que disponibilizará o "Welcomeguides", como explicaram à Lusa os criadores Vítor Pereira e Ana Fragoso.

O jovem casal, proprietário de uma empresa de comunicação (Conteúdo Chave), já convenceu cinco dos 12 municípios da região a aderir ao serviço e ambiciona conquistar outras regiões e telemóveis do país.

A plataforma que criaram "disponibiliza aos visitantes um moderno serviço de informação turística que fornece ao utilizador todo o esclarecimento sobre a região de forma imediata, dinâmica e atrativa", segundo descrevem.

Para o efeito basta direcionar o telemóvel para um monumento ou local e obterá de imediato a informação sobre serviços, monumentos, restaurantes ou hotéis existentes num raio de cinco quilómetros, bem como sobre horários de funcionamento, custos, e como lá chegar, através do sistema GPS.

O guia disponibiliza também outros dados, como as páginas na Internet e contactos, e a possibilidade de, em caso de necessitar alojamento, poder fazer reservas imediatas nas unidades aderentes.

"Se direcionar o telemóvel por exemplo para o castelo, poderá obter também informação que não encontra durante uma visita, como a história ou outros motivos de interesse relacionados com o monumento, daí chamar-se de realidade aumentada", explicou Vítor Pereira.

A vantagem deste sistema, segundo disse, é poder acrescentar permanentemente mais informação e serviços.

A "Welcomeguides" já está implementada em cinco municípios transmontanos, os de Alfândega da Fé, Bragança, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, com "os pontos de interesse e as particularidades de cada área geográfica, quer a nível de património, gastronomia, cultura, alojamento, atividades, entre outras".

De acordo com a explicação dos promotores, um visitante que chegue, por exemplo a Bragança, e que não conheça a cidade ou a região, conseguirá informação e aceder a qualquer local ou serviço com esta ferramenta.

Este "guia" está acessível a partir das aplicações gratuitas Layar, Wikitudes e Junaio, disponíveis para "smartphones" iPhone, Android, BlackBerry, Nokia e "tablets".

O "Welcomeguides" foi criado, segundo os promotores "com o intuito de incentivar e promover o uso de ferramentas inovadoras no sector do turismo, visando a implementação de uma estratégia de promoção eficiente e coletiva, tendo por base as novas tecnologias de comunicação".

UTAD vai abrir laboratório de apoio a apicultores

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, está a desenvolver um laboratório de apoio aos apicultores no diagnóstico de patologias das colónias de abelhas e na análise de produtos apícolas. A instalação deverá começar a funcionar dentro de um mês e o serviço será pago.

Em declarações à Agência Lusa, o professor Paulo Russo Almeida destacou que a vaga de doenças que tem afetado as abelhas foi o que motivou a criação desta iniciativa. A varroa (parasita das abelhas adultas e larvas), as loques (principalmente a americana), a nosemose e a acarapisose são algumas das doenças a ser estudadas no novo laboratório.

O projeto terá condições para disponibilizar metodologias mais avançadas do que aquelas usadas habitualmente e, dessa forma, identificar as espécies das doenças. Este estudo mais aprofundado do que o das análises de rotina irá permitir um serviço de resposta rápida que, no prazo de uma a duas semanas, apresentará resultados e sugestões para a resolução dos problemas.

Além do laboratório, a UTAD terá um novo apiário com cerca de 50 colónias, 10 das quais possivelmente instaladas ainda este ano. A ação pretende oferecer um apoio extra às aulas práticas dos cursos em vigor na instituição, nomeadamente aos de Engenharia Zootécnica e de Medicina Veterinária.

Embora concebido principalmente a pensar nos alunos da UTAD, este novo apiário procura também, de acordo com Paulo Russo de Almeida, prestar formação adicional à comunidade através de visitas escolares ou de programas de Ciência Viva. Desta forma, o contato próximo com as abelhas é facilitado, o que possibilita a aprendizagem sobre a sua organização social e biológica.

Portugueses e espanhóis querem criar maior reserva transfronteiriça da Europa

Municípios portugueses e espanhóis vão avançar com uma candidatura conjunta à UNESCO para a criação da maior Reserva da Biosfera da Europa, num território que se estende de Bragança, em Portugal, a Salamanca, em Espanha, divulgaram hoje os promotores.

O processo está a ser conduzido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, o ZASNET AECT, que engloba municípios do Nordeste Transmontano, concretamente da Terra Fria, Terra Quente e Douro Superior, do lado português, e de Zamora e Salamanca, do lado espanhol.

Os promotores adjudicaram, na quarta-feira, a um consórcio espanhol, a elaboração do processo de preparação da candidatura, que deverá ser apresentada à UNESCO em março de 2013, aguardando-se uma resposta para setembro do mesmo ano, segundo previsões do presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes.

Se a decisão da UNESCO for favorável, será criada “a maior Reserva Transfronteiriça da Europa”, que abrangerá os parques naturais de Montesinho, do Douro Internacional, de Sanábria e das Arribas do Douro, alguns território inseridos na Rede Natura, como a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, Romeu, Sierra de la Culebra, Lagunas de Villafafila e Rio Sabor/Rio Maçãs.

O processo custará 400 mil euros, financiados em 300 mil pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o FEDER.
O projeto Biosfera Transfronteiriça “tem como principais objetivos a promoção, a conservação e a proteção das áreas naturais transfronteiriças, a definição dos recursos naturais para uma gestão conjunta e o fortalecimento da cooperação das autoridades responsáveis”.

O consórcio responsável pela preparação da candidatura irá, nos próximos meses, estudar os recursos naturais existentes e elaborar planos de ordenamento dos mesmos, realizar seminários e redigir um plano de ação e a respetiva candidatura à UNESCO.

O trabalho a desenvolver contempla também a promoção conjunta dos espaços protegidos, a criação de quatro “rotas turístico-naturais”, planos de sensibilização e formação e a criação conjunta de uma marca de qualidade destes espaços e dos produtos existentes.

De acordo com informação divulgada pela autarquia de Bragança, “as reservas de Biosfera são declaradas pela UNESCO através do Programa Man and Biosphere (O Homem e a Biosfera) e são territórios cujo objetivo é conciliar a conservação, o património natural e o desenvolvimento sustentável socioeconómico da população”.

Os promotores garantem que esta classificação “não acrescenta restrições” a quem vive nestas áreas e que os maiores benefícios são “o intercâmbio e ações comuns, assim como a projeção da região com uma marca de qualidade”.

Lusa

O Esmagador de Uvas

Estamos em 2012. Uma colheita exagerada lançou a indústria vinícola europeia num caos. Numa pequena aldeia do norte de Portugal, dois vinhateiros rivais lutam para vender a sua produção. Entretanto, pelo meio das ramadas, o amor floresce entre o filho e a filha das duas famílias rivais. Será que a paixão deles sobrevive? Tudo será revelado neste carrossel tragicómico.

Grupo: Comédias do Minho
Encenação - John Mowat
Co-criação e interpretação - Gonçalo Fonseca, Luís Filipe Silva, Mónica Tavares, Tânia Almeida e Rui Mendonça
Cenografia - Kevin Plumb
Assistência de encenação - Gonçalo Fonseca

Data: SAB, 9 JUN, 2012
Hora: 22:00
Local: Teatro de Vila Real - Pequeno Auditório

Autarcas do Sul do distrito “inauguram” IC5

A iniciativa “Vamos a Miranda” reuniu centenas de pessoas no concelho mirandês.

A Iniciativa “Vamos a Miranda” fez com que centenas de pessoas experimentaram pela primeira vez parte do trajeto do IC5.

Esta foi uma campanha levada a cabo por um conjunto de cidadãos de Carrazeda
de Ansiães, Vila Flor e Alfândega da Fé.

Os três autarcas dos concelho envolvidos, fizeram questão de acompanhar os grupos e foram recebidos nos Paços do Concelho pelo edil mirandês, Artur
Nunes.

Segundo o mesmo esta infraestrutura “vai permitir um amplo desenvolvimento dos concelhos do sul do distrito”. Acrescenta também “ que agora é mais fácil chegar Miranda, Alfândega, Vila Flor ou Carrazeda de Ansiães”.

Para além disso, este acesso vai facilitar que este recanto de Portugal, “por muitos esquecido, seja a nova porta de entrada da Europa e facilitar transações comerciais e turísticas”, referiu.

O IC5, itinerário transversal que se desenvolve entre os distritos de Vila Real e Bragança, liga Murça a Miranda do Douro, numa extensão aproximada de 132 quilómetros, servindo os concelhos de Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfandega da Fé, Mogadouro e Miranda do Douro.

O programa “Conhecendo-nos” reunirá em Portugal meia centena de estudantes de Miranda do Douro e Puebla de Sanabria

O Agrupamento Eurorpeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro prossegue, pelo terceiro ano consecutivo, com o seu programa de convivência escolar “Conhecendo-nos”.

Na passada terça-feira, 50 alunos de Miranda do Douro e de Puebla de Sanabria (Zamora, Espanha), desenvolveram uma jornada de actividades na localidade portuguesa.

“Conhecendo-nos” promove os intercâmbios escolares entre Espanha e Portugal através de jornadas de convivência entre alunos de ambos países para que conheçam e aprendam a partilhar e respeitar a cultura, costumes e sistemas educativos dos colegas do país vizinho.

O programa educativo “Conhecendo-nos”, desenvolvido e financiado pelo AECT Duero-Douro cumpre este ano a sua terceira edição. Nela participam alumos de 13 escolas do território do AECT Duero-Douro: Freixo de Espada à Cinta, Fuenteaguinaldo, Lubián, Lumbrales, Mahíde, Miranda do Douro, Muga de Sayago, Puebla de Sanabria, Sendim, Soito, Vimioso, Vinhais e Vitigudino.

Agrupamento de Escolas de Murça comemorou o Dia Internacional da Diversidade Cultural

No passado dia 21 de maio, comemorou-se no Agrupamento de Escolas de Murça o Dia Internacional da Diversidade Cultural, integrado na Semana da Educação Artística, promovida pala Comissão Nacional da Unesco em interligação com várias entidades nacionais.

A Secretária Executiva da Comissão Nacional da Unesco- Dr.ª Manuela Galhardo- e a responsável pela área da educação das escolas associadas da Unesco- Dr.ª Fátima Claudino- observaram várias manifestações artísticas na Escola Básica e Secundária de Murça e assistiram a um espetáculo cultural, envolvendo um número substancial de alunos- executantes, atores e autores- em atividades diversas: teatro, poesia, música, bailado.

Com o auditório da Biblioteca Municipal de Murça cheio, foi especialmente gratificante que a Semana da Educação Artística se tenha iniciado no nosso agrupamento e a temática da diversidade cultural, como condição de desenvolvimento sócio- cultural, tenha sido absorvida pelos presentes.

Conceber uma educação capaz de evitar conflitos e levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta, foram mensagens transmitidas e aqui são vividas, na pluralidade de ações desenvolvidas no nosso quotidiano: Poesia na alma e na parede, Chá com livros, Orquestra Geração, Ciclo de Cinema de Animação, Seminários, Jornal Escolar, entre outras.

Todas estas iniciativas serão agora dadas a conhecer a todas as escolas associadas da Unesco, nacionais e estrangeiras, promovendo a circulação de identidades diversas e a inerente aprendizagem mútua. Desta forma Murça e as suas gentes viajarão pelo mundo.

Projeto “Fronteira Natural” recuperará 100 espaços rurais em situação crítica por degradação ambiental

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro (AECT Duero-Douro) está a visitar as entidades aderentes que solicitaram obras de restauro dos espaços naturais degradados dentro do projecto Fronteira Natural.

Um engenheiro de obras públicas e um arquitecto estão a implementar o trabalho de campo por forma a redigir as memórias técnicas avaliadas das obras solicitadas. Estas memórias serão remetidas à Ordem Oficial dos Engenheiros das Obras Públicas para serem lá validadas.

O Conselho de Coordenação do AECT Duero-Douro aprovou no passado dia 4 de Março o primeiro grupo de obras que vão ser feitas dentro do projecto Fronteira Natural, de um total de 58 acções ambientais. O resto das 42 obras até completar as 100 previstas serão selecionadas no próximo Conselho de Coordenação.

Desta centena de obras, serão executadas 15 através de voluntariado social, 5 mediante voluntariado empresarial e 80 serão licitadas através de concorrência público.

A equipa técnica de Fronteira Natural estará presente amanhã, dia 24 de Maio, em Meirinhos, Bruçó, Vilarinho dos Galegos, Peredo da Bemposta e Bemposta.

Na passada Segunda-Feira, 21 de Maio, esta equipa já esteve a visitar para este fim os Concelhos de Vimioso, Miranda do Douro e as freguesias São Martinho do Peso, Remondes e Vila de Ala no Concelho de Mogadouro.

O projeto “Fronteira Natural”, dispõe dum orçamento global de 800000 Euros, dos quais 600000 Euros são co-financiados pela União Europeia e o FEDER, graças ao Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP) 2007-2013.

Nova Escola de Ensino Secundário Abre em Miranda do Douro

Miranda do Douro irá receber no próximo ano letivo 2012/2013 uma escola secundária especializada no setor do Turismo.

Esta nova escola será um polo da EFTA- Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro.
Considerando que o Turismo se apresenta como um dos vetores económicos mais dinâmicos, oferecendo um conjunto de oportunidades de emprego, a EFTA de Miranda visa colmatar uma necessidade emergente de qualificação de Recursos Humanos na área do Turismo.

O Projeto, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Douro, iniciará com a abertura do Curso Técnico de Restauração na variante de Cozinha/Pastelaria e com Curso Técnico de Turismo. Ambos darão certificação escolar de equivalência ao 12º ano de escolaridade e certificação de formação profissional de nível IV.

Este novo Pólo de ensino conta já com algumas parcerias com entidades como a Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro, Restaurante Albergaria “O Mirandês”, Hotel Rural Solar dos Marcos, Estalagem de Santa Catarina, Hotel Mirafresno, Hotel Ibis Bragança, Pousadas de Portugal, Aquapura Douro Valley, Hotel Premium Porto, Hotel Régua Douro, Hotel Meliã Braga, Penafiel Park Hotel, Água Hotels, que acreditam que o desenvolvimento do turismo é uma prioridade e que é um setor atrativo para esta região.

Assim, a EFTA de Miranda do Douro ciente da necessidade da elevação dos níveis de qualidade e formação na área de hotelaria e restauração e de turismo e lazer pretende proporcionar um ensino de qualidade aliado à exigência e rigor.

Hortas Comunitárias Sustentáveis de Torre de Moncorvo já beneficiam 50 famílias

O Município de Torre de Moncorvo entregou gratuitamente 50 talhões com cerca de 100m² a famílias do concelho para cultivo de vários produtos hortícolas.

A inauguração das hortas comunitárias sustentáveis decorreu dia 19 de Maio, Sábado, no Parque Urbano de Torre de Moncorvo. Presentes na inauguração estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Eng.º Aires Ferreira, e Vereadora dos Espaços Verdes, Alexandra Sá, que procederam à distribuição dos talhões e entrega das chaves. O Município ofereceu a cada aderente um conjunto de hortícolas para que estes pudessem dar início à plantação das suas hortas.

As hortas comunitárias possuem um sistema de rega gratuito que funciona por gravidade, sendo a água proveniente de nascentes e águas pluviais.

Os terrenos foram entregues aos munícipes por um período de um ano sendo passível a sua renovação por iguais períodos. A cerimónia de assinatura dos acordos de utilização entre o Município e os aderentes decorreu na manhã de Sábado, no Centro de Memória de Torre de Moncorvo. Aí realizou-se também uma acção de formação sobre horticultura geral e biológica e inimigos das culturas, proferida por três docentes do Instituto Politécnico de Bragança.

Com esta iniciativa o Município contribui para a melhoria das condições de vida da população local, optimiza assim os terrenos municipais disponíveis, promovendo a criação de espaços verdes e dinâmicos.

Limãos venceu Torneio de Freguesias

A equipa do Centro Cultural e Recreativo de Limãos venceu ontem o X Torneio Entre Freguesias e Associações de Macedo de Cavaleiros, disputado em futsal. Ao derrotar na final a equipa da ACIMC – Feira de S. Pedro por 3-2, garantiu na primeira participação, a conquista do torneio, sucedendo ao Lagoa, vencedor em 2011.

Depois de um jogo muito bem disputado, com o resultado sempre em aberto, a vitória foi garantida a cerca de 3 minutos do fim. Machado, o capitão, agradeceu o forte apoio das gentes de Limãos que neste jogo trouxeram a fanfarra, e mostrou-se “feliz por conseguirmos a vitória.

Havia boas equipas, como esta que nós defrontamos na final, qualquer uma delas poderia ter saído vencedora. Saímos nós, estamos felizes por isso e o mais importante é agora o convívio.”

Fernando Ribeiro, capitão da ACIMC – Feira de S. Pedro, reconheceu que “eles foram mais fortes que nós e foram por isso os justos vencedores. No entanto, temos mérito por ter chegado à final. A expectativa no inicio era passar de grupo, correu bem, e passo a passo conseguimos vitórias que nos trouxeram até à final.”

O último lugar do pódio foi ocupado pelo Nogueirinha, que no jogo de atribuição de 3º e 4º lugares, venceu a GNR de Morais por uns contundentes 9-2.

A maior disciplina ao longo do torneio premiou a equipa do Vale Pradinhos com o Prémio Fair Play. Jorge Frutuoso revelou muita satisfação pela conquista do prémio, “pois é um orgulho ser considerada a equipa mais disciplinada. É um prémio que no fundo nós já estávamos à espera, pois não estamos aqui para aleijar ninguém, mas sim, apenas para participar.”

O X Torneio Entre Freguesias e Associações decorreu entre fevereiro e maio no Pavilhão Municipal. Participaram 28 equipas, de todo o concelho, envolvendo mais de 300 pessoas entre jogadores e staff. Foi organizado conjuntamente pelo Grupo Desportivo Macedense e Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Caretos de Varge no VII Festival da Máscara Ibérica

Entre os dias 10 e 13 de Maio, em Lisboa, decorreu a sétima edição Festival Internacional Máscara Ibérica (FIMI). Uma iniciativa da PROGESTUR - Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural, em parceria com a EGEAC - Empresa de gestão de equipamentos e animação cultural de Lisboa/Câmara Municipal de Lisboa.

O evento caracterizou-se por um diverso conjunto de ações, nomeadamente concertos e espetáculos de dança ao ar livre, mostras de produtos regionais e venda de artesanato. No entanto, o momento alto, do VII Grande Desfile Máscara Ibérica, aconteceu Sábado dia 12 de Maio, pelas 16h30, tendo início na Praça do Comércio e fim no Rossio. Este desfile contou com 24 grupos oriundos do Norte e Centro de Portugal, Galiza, León, Zamora, Cáceres, Astúrias, País Basco, Salamanca e ainda Ílhavo (PT), Piornal e Montehermoso de Cáceres (ES).

Em Trás-os-Montes, diversas são as aldeias, que abraçam ainda esta tradição pagã dos rituais das máscaras, entre as quais a aldeia de Varge, que ano após ano vai cumprindo a tradição da Festa dos Rapazes, com as tropelias dos caretos (rapazes solteiros mascarados), espalhando pelas ruas da aldeia o espírito festivo. De salientar que esta tradição já foi tema de livros e de trabalhos de investigação, inclusive, o ano passado, estiveram 4 alunas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa farolas como eles designam, durante um mês, fazendo um trabalho de campo sobre este ritual.

O desfile contou assim, com a participação dos gaiteiros e caretos de Varge, que animaram a capital portuguesa, e deixaram os lisboetas e turistas, que estavam de passagem, fascinados com a magia dos rituais de solstício de Inverno do Nordeste Transmontano. Já no dia oito haviam estado na antevisão do desfile na RTP1.

O próximo desfile será ainda este ano em Setembro, na cidade de Zamora, e mais uma vez, os gaiteiros e caretos de Varge irão estar presentes, dignificando e divulgando a cultura e a tradição nordestina da Festa do Rapazes.

Munícipes satisfeitos com trabalho desenvolvido pelas Câmaras e contra cortes impostos pelo governo

Um estudo de opinião divulgado pela Associação Nacional de Municípios revela que a maioria dos munícipes está satisfeito com o trabalho realizado pela autarquias e manifesta-se contra a política governamental de corte nas transferências que o poder central tem vindo a impor às autarquias.

O estudo de opinião, elaborado pela eurosondagem, nos dia 2 e 3 de maio, revela que 55% dos inquiridos considera que o Poder Local tem feito um trabalho positivo em prol do desenvolvimento do País e da qualidade de vida das suas populações, a maior parte está também razoavelmente satisfeita com os serviços prestados pela Câmara Municipal do seu concelho.

Por outro lado, e numa altura em que os municípios se veem a braços com os cortes significativos nas transferências do orçamento de estado, o que veio agudizar a situação já de si difícil de muitas Câmaras, só a Câmara Municipal de Alfândega da Fé viu estas transferências reduzidas em mais de 800.000,00€ desde 2010, este estudo revela que mais de metade dos munícipes defendem que o governo deveria atribuir mais dinheiro ao poder local.

 Simultaneamente, mais de 75% dos entrevistados não concorda que o aumento de impostos por parte do governo não seja acompanhado de um aumento de transferências para o poder local. Grande parte dos inquiridos também discorda da retenção pelas finanças de 5% do IMI relativo a 2011.

Seminário “As Assembleias Municipais e a Reforma do Poder Local» realiza-se 26 de maio no Auditório Municipal de Mirandela

A Assembleia Municipal de Mirandela organiza a 26 de maio de 2012 o Seminário com o tema «As Assembleias Municipais e a Reforma do Poder Local» no Auditório Municipal de Mirandela.

Pretende-se debater e reflectir sobre as assembleias municipais como órgãos autárquicos deliberativos no contexto do processo de reforma do poder local e da administração autárquica (o que são, como funcionam e que futuro?).

A esse nível estão previstas alterações quanto às suas competências, ao seu funcionamento e à sua composição que urge debater com total transparência.

A ideia é a de dignificar as suas funções e a de reforçar os mecanismos de controlo e fiscalização dos órgãos executivos.

O Seminário tem a presença de iminentes figuras do poder autárquico, deputados, jornalistas e professores universitários, entre outros, e intenta ser uma referência a nível nacional no sentido de enaltecer o relevante papel das assembleias municipais, sendo o tema pertinente e muito actual.

Programa
Info

Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros com nova coleção

Desde a passada sexta-feira, dia 18,  que o Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros passou a acolher uma nova exposição. O espólio integra os núcleos de ourivesaria, paramentaria, escultura, artes gráficas e pintura, resultante da colaboração com as paróquias do concelho.

A abertura da exposição no passado dia 18, e coincidiu com o 3º aniversário do Museu de Arte Sacra e o Dia Internacional dos Museus.

O Museu de Arte Sacra acolhe em regime de rotatividade interessantes peças das paróquias do concelho de Macedo de Cavaleiros, resultante do Inventário do Patrimínio Histórico-Artístico da Diocese Bragança-Miranda.

EDP vai propor traçados alternativos para a linha de muito alta tensão no Douro

A EDP vai propor traçados alternativos para a linha de muito alta tensão entre a Barragem de Foz Tua e Armamar, um processo que vai obrigar a uma nova Avaliação de Impacte Ambiental, disse à Agência Lusa fonte da empresa.

A EDP tinha até hoje para apresentar alegações finais no âmbito da emissão da Declaração de Impacto Ambiental (DIA) da linha de muito alta tensão que iria atravessar o Alto Douro Vinhateiro (ADV), Património Mundial da UNESCO desde 2001.

A proposta de DIA apresentada pelo Ministério do Ambiente, e a que a Agência Lusa teve acesso, apontava para o chumbo da linha de transporte de energia, a construir no âmbito da Barragem de Foz Tua.

Fonte da EDP disse hoje que a empresa «vai propor traçados alternativos que acomodem as preocupações manifestadas». Em consequência, vai obrigar a nova Avaliação de Impacte Ambiental, processo durante o qual vai decorrer um Estudo de Impacto Ambiental e a uma nova consulta pública do processo.

O projecto da EDP, cuja fase de consulta pública terminou a 31 de Janeiro, previa que as linhas de transporte de electricidade a implantar fossem suportadas em postes (torres) de 44 metros e 64 metros de altura, atravessando vários quilómetros do ADV.

Os cabos de transporte de electricidade passariam pelos concelhos de Alijó e Carrazeda de Ansiães, na margem direita do rio Douro, e de São João da Pesqueira, Tabuaço e Armamar, na margem esquerda.

A proposta de DIA referia que a nível do património cultural a presença da linha produzirá, sobretudo na fase de exploração, um «impacto directo, negativo, de magnitude elevada, muito significativo e não minimizável» no ADV.

O documento apontava ainda a inexistência de outras opções de corredores alternativos para a linha de muito alta tensão, o que limitou a análise de impactes e não permitiu uma apreciação comparativa com outros corredores.

Este projecto obteve um parecer negativo vinculativo por parte da Direcção Regional da Cultura do Norte.
A directora regional, Paula Silva, já tinha proposto soluções alternativas que poderão passar pela «utilização de uma linha já existente», ou seja, que indicam que o transporte de electricidade seja feito através de uma linha já instalada. Uma alternativa é «contornar a zona classificada», desviando a linha para norte.

Fonte: Lusa

Vinhais: Autarquia investe 1,1 ME no apoio a produtores e turismo

A Câmara de Vinhais investiu 1, 1 milhões de euros em novos equipamentos de apoio aos produtores locais e ao turismo e inaugura-os no domingo, para comemorar o feriado municipal, divulgou hoje a autarquia.

Os produtos agrícolas, como o fumeiro, que representa seis milhões de euros anuais e 300 postos de trabalho, e o turismo da natureza são os pilares económicos do concelho transmontano que conta agora com novos atrativos, como o primeiro minicampo de golfe do distrito de Bragança, uma escola de equitação e um centro interpretativo com todas as raças autóctones do país.

Nas inaugurações marcadas para domingo consta também a requalificação urbanística de duas ruas na sede de concelho e da antiga escola primária, transformada num centro de formação e apoio a empresas locais.
O presidente da Câmara, Américo Pereira, explicou hoje à Lusa que o propósito deste centro não é atrair novas empresas, mas apoiar os empresários locais que são essencialmente os produtores agrícolas, cedendo-lhes um espaço para instalarem serviços administrativos e para formação.

O novo espaço está pensado fundamentalmente para as atividades do concelho, que, só na área do fumeiro, conta 50 empresários em nome individual ou em sociedade licenciados e necessitam de apoio logístico e formação permanente para corresponder, nomeadamente, "às numerosas regras e burocracia da União Europeia".

O turismo da natureza é outra das apostas do município integrado no Parque Natural de Montesinho que reproduziu a fauna e flora da área protegida num parque biológico que atrai visitantes de todo o país e excursões de estudantes, inclusive da vizinha Espanha.

Este espaço ganha agora novos equipamentos, como o picadeiro do centro hípico com escola de equitação e que oferece aos visitantes passeios de cavalo e de charrete pelo parque ou pela serra da Coroa.

O município espera conseguir atrair a este espaço também estudantes do ensino superior, com um centro interpretativo que dá a conhecer todas as raças autóctones do país, "um equipamento único em Portugal", de acordo com o autarca local.

Os adeptos dos desportos na natureza têm agora também um novo espaço de lazer em Vinhais com a inauguração do primeiro campo de minigolfe do Nordeste Transmontano.

O novo equipamento permitirá ao município ser, este ano, o anfitrião do Campeonato Nacional de Minigolfe, de 14 a 15 de julho, segundo anunciou o presidente da Câmara.

Todas as obras a inaugurar no domingo foram financiadas entre 75 e 80 por cento por fundos comunitários e "está tudo pago", realçou o autarca, destacando "a liquidez" deste município numa altura em que na maioria das autarquias se fala em asfixia financeira.

Fonte:HFI/Lusa

Dia do Agricultor 2012

No próximo dia 27, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros organiza mais um dia de homenagem ao agricultor.

Com a realização do Dia do Agricultor, o Município reconhece a importância deste setor para o crescimento da economia.

Neste dia, depois da concentração de tratores no recinto do Parque Municipal de Exposições, os agricultores reúnem-se no seminário “Dinamização das Zonas Rurais” que decorre no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros.

À tarde, período de maior convívio entre os agricultores, realiza-se a Gincana de tratores, altura para muitos dos lavradores mostrarem a sua destreza ao volante destas máquinas agrícolas.

Seguem-se o sorteio, entre os agricultores, de alfaias agrícolas, oferecidas pelo Município e empresas do concelho que colaboram no evento, assim como o sorteio de um canhão de rega com tripé, entre os sócios da Associação de Beneficiários de Macedo de Cavaleiros, que o oferece. A finalizar o dia, realiza-se o já tradicional desfile de tratores pelas ruas da cidade.

Envelhecer Bem, Envelhecer Activo

O aumento da esperança de vida ao nascer, associado à diminuição das taxas de natalidade e fecundidade verificadas nos últimos anos, tem condicionado a nível mundial o envelhecimento da população a que o nosso país nomeadamente não é alheio. Estes fatores acrescidos de uma componente migratória, tanto para o estrangeiro como para as grandes regiões do litoral, fazem com que o distrito de Bragança e o Concelho de Miranda do Douro estejam entre os mais envelhecidos do país.

O desenvolvimento demográfico associado às mudanças sociais produzidas pela vida moderna, sobretudo no que respeita ao papel da mulher no mundo do trabalho conduziu a grandes transformações sociais.

Ganhou-se autonomia pessoal, anos de vida, mas essas alterações se por um lado são positivas, por outro são negativas, cujos aspetos mais notáveis são a disfunção familiar, o isolamento sobretudo das pessoas mais idosas e em situação de dependência, chegando estas à marginalização e/ou afastamento da vida ativa.

Tal como em todo o Distrito existe um grande isolamento social e falta de cobertura institucional, pois as pessoas com necessidades de cuidados são em número bastante superior à oferta existente.

Segundo Jacob (2007:15) “o envelhecimento da população é um dos maiores êxitos da humanidade, porém é também um dos maiores desafios, devido às suas consequências sociais, económicas e políticas”.

Esta fase da vida é encarada de forma diversa pelas diferentes sociedades, conforme a época a que nos reportamos. Podemos afirmar que a atitude quanto a esta fase é culturalmente influenciada pelas relações sociais latentes nas sociedades, sobretudo pelo conhecimento mais ou menos informado que temos deste fenómeno. (Paúl. 2005)

No âmbito Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações 2012 e do desafio lançado à Rede Social de Miranda do Douro da qual emergiu o Grupo de Trabalho “Envelhecer Bem Envelhecer Activo”.

“Ser proactivo significa não ficar à espera que os problemas aconteçam. Implica assumir uma situação e resolve-la da forma mais eficiente possível, numa ótica de proximidade e de inter-relações positivas. Porém não podemos apenas ter iniciativa, esta deve ser baseada num plano de ação, ou seja, de intervenção. Esta terá várias fases e diferentes atividades com o objetivo de informar/aproximar gerações, partilhar experiências e envolver a população mirandesa neste processo “ .

- Implica prevenir em vez de remediar através de ações de sensibilização de alerta para eventuais problemas que possam surgir aos nossos idosos;
- Melhorar a qualidade dos serviços prestados ao idoso, mantendo-o sempre que possível no seu domicílio;
- Munir o idoso de informação e estratégias que lhe permitam autonomia e segurança no seu dia-a-dia;
- Proporcionar ao idoso um acompanhamento pela equipa multidisciplinar e intersectorial, com a participação da família ou cuidadores informais;
- Disponibilização de meios reabilitação e reinserção social, prevenindo o isolamento social e o abandono.

Integra este grupo o Município de Miranda do Douro, o Serviço Local de Segurança Social, o Centro de Saúde, a Guarda Nacional Republicana, A Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro, o Centro Paroquial de São Martinho e a Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos-Planalto Mirandês.

Ser proactivo exige mudanças no pensar e no agir, antecipar e sobretudo promover relações de proximidade e de colaboração e interajuda.

Faz teu o nosso lema: Faz e não esperes que os outros o façam por ti/nós!

Texto publicado na íntegra

Extremos de disciplina e liberdade provocam danos contínuos na criança

Nuno Cristiano de Sousa, psicólogo e psicoterapeuta e autor do portal pela saúde mental Cogitando, alerta os pais para a influência que o tipo de educação dada pode ter na vida dos filhos. A confusão entre disciplina e agressão, mesmo não sendo física, ou a passividade com que se assiste, por exemplo, à violência entre irmãos, são dois dos extremos mais observados e para os quais é necessária uma atenção redobrada.

De acordo com o especialista, “a ameaça de violência gratuita oferecida aos filhos quando eles simplesmente cumprem o seu papel de crianças, cada vez mais observável em público e resultante de uma reação provocada por uma falta de paciência ou sensibilidade para lidar com as mais variadas situações em que colocam os pais, influencia, de forma significativa, quer a relação entre ambos, quer o próprio modo como a criança pensa sobre ela mesma”.

A utilização de expressões de conotação negativa, ainda que não revelem um comportamento, mas apenas uma reação emotiva, tem um alcance para além daquilo que é dito, passando para a esfera do que é sentido e apreendido pela criança. Ora passam a considerar-se um fardo para os pais, ora sentem que não é possível serem genuínas e autênticas, mas contidas e retraídas na sua personalidade e individualidade.

Por outro lado, Nuno Cristiano de Sousa explica ainda que um desligamento, desresponsabilização e afastamento opostos às situações anteriores, poderão ser igualmente prejudiciais. “Ser um agente ativo na dinâmica violenta com a criança é tão danoso quanto assumir a condição de mero participante no desenrolar de momentos de violência entre irmãos. Dar liberdade aos filhos é uma atitude que, se praticada em demasia, atravessa a linha do abandono”.

Notícia fornecida por Guess What PR

III Concurso de Teatro Transfronteiriço

O teatro vai estar em destaque em Miranda do Douro, no próximo dia 31 de maio, a partir das 10.00, no Auditório Municipal da cidade, com o III Concurso de Teatro Transfronteiriço.

Este projeto intitulado "Artistas do Douro" é um concurso teatral transfronteiriço, financiado pelo AECT Duero-Douro, no qual participam grupos de teatro formados por alunos de escolas portuguesas e espanholas da zona fronteiriça do Douro.

Nesta atividade, cujo objetivo principal é o conhecimento mútuo entre alunos portugueses e espanhóis, participam cerca de 200 crianças, provenientes, entre outras, da EB1 de Miranda do Douro."

EDP abre candidaturas para projetos sociais

Iniciativa EDP Solidária Barragens entra na 4ªedição. Destina-se a instituições de solidariedade social localizadas nas regiões abrangidas pelos novos investimentos hídricos.

A EDP reforça apoios sociais com o lançamento da 4ª edição do programa EDP Solidária Barragens. O prazo para candidaturas inicia-se hoje e termina a 22 de Junho. Serão selecionados os melhores projetos apresentados por entidades localizadas nos concelhos abrangidos pelos investimentos hídricos em curso.

São já mais de duas dezenas os projetos apoiados pela EDP Solidária Barragens, um programa criado em 2009 como derivação da iniciativa de âmbito nacional EDP Solidária. Assegurada por um júri independente, a seleção final distingue as propostas geradoras de maior impacto social e com algum grau de inovação com destaque para a procura de sustentabilidade financeira.

O EDP Solidária Barragens faz parte de um conjunto de iniciativas promovidas pelo Grupo para fomentar desenvolvimento local e melhoria das condições de vida das populações abrangidas pelas novas barragens e reforços de potência.

Torneio de Freguesias com semifinalistas conhecidos

Já são conhecidos os semifinalistas da edição de 2012 do Torneio entre Freguesias e Associações de Macedo de Cavaleiros. Nogueirinha, GNR Morais, ACIMC – F. S. Pedro e CCR Limãos são as equipas que na próxima sexta-feira jogam o acesso à final, marcada para domingo, dia 20.

Para as meias-finais estão reservados dois interessantíssimos jogos: Nogueirinha defronta a ACIMC – Feira S. Pedro (21h) e a GNR a equipa do CCR Limãos (22h). No domingo, o jogo de apuramento do 3º classificado está marcado para as 17h e a final para as 18h.

Nos quartos de final disputados no último fim de semana, Nogueirinha eliminou a GNR de Macedo por 5-4, a GNR de Morais venceu por 4-3 o Travanca, a ACIMC – F. S. Pedro goleou os Veteranos do Clube Atlético de Macedo por 5-1, e o CCR Limãos despachou por 3-0 a equipa Pé Descalço.

“PEDRA&CAL”: Workshop organizado pela PALOMBAR nos dias 19 e 20 de maio

A Palombar desde 2001 tem vindo a desenvolver trabalho com o objetivo de contribuir para a recuperação, conservação e revitalização dos pombais tradicionais na região Nordeste de Portugal (distritos de Bragança e Guarda), nomeadamente, através dos campos de trabalho e formações que realiza anualmente.

A organização deste workshop, a realizar na aldeia de Atenor nos dias 19 e 20 de Maio, tem por objetivo convidar artesãos locais que juntamente com os técnicos da Palombar partilharão conhecimentos e experiências a nível das técnicas de recuperação e/ou construção em pedra e cal dando-se, simultaneamente, espaço ao debate para exposição e esclarecimento de quaisquer dúvidas/questões que possam surgir por parte dos participantes.

O workshop terá essencialmente uma componente prática dando a oportunidade a todos os participantes de aplicar os conhecimentos adquiridos na componente teórica.A parte prática será realizada em parceria com a AEPGA (Associação para o Estudo e Proteção do gado Asinino) e reverterá a favor do Centro de Valorização do Burro de Miranda, localizado na aldeia de Atenor, onde terão a oportunidade de conhecer este projeto e apreciar cerca de 50 animais da raça asinina de Miranda, vulgarmente, conhecido pelo Burro de Miranda.

Este curso é direcionado a todos os curiosos (as) que tenham interesse em arquitetura tradicional e sustentabilidade bem como a particulares que queiram aplicar as técnicas, profissionais/técnicos da construção e bioconstrutores.
\
PROGRAMA
Sexta-feira, dia 18 de Maio de 2012
Local: Aldeia de Atenor
18:30 - Receção dos participantes na sede da AEPGA e encaminhamento dos participantes para o alojamento
19:30 - Jantar (da responsabilidade do participante)
21:30 - Projecção do filme “A Obra de um Gigante”

Sábado, 19 de Maio de 2012
Local: Aldeia de Atenor
Modulo I - Técnicas de construção em PEDRA SECA
09:30 - Encontro dos participantes na sede da AEPGA
10:00 – Breve apresentação teórica:
- “Introdução à arquitetura tradicional e Utilizaçao de pedra seca”
- “Modelos e técnicas de construção em pedra”
- “Restauração da construção de muros de pedra seca. Patologias”
11:00 – Pequeno percurso para identificação da matéria-prima
11:30 – Identificação ferramentas de trabalho. Recomendações breves para segurança. Iniciação à construção de muros em pedra de xisto
12:30 – Almoço (da responsabilidade do organização)
14:00 – Continuação dos trabalhos de construção dos muros
18:00 – Fim dos trabalhos.

Domingo, 20 de Maio de 2012
Local: Aldeia de Atenor
Modulo II - Técnicas de reboco com CAL
09:30 – Encontro dos participantes na sede da AEPGA
10:00 – Breve apresentação teórica:
- "Ciclo de cal e Qualidades da construção com cal”
- “Rebocos e pinturas de cal”
11:00 – Pequeno percurso para a identificação da matéria-prima
11:30 – Identificação ferramentas de trabalho. Recomendações breves para segurança. Iniciação à produção de argamassas com cal e sua aplicação. Apagado do cal viva
12:30 – Almoço (da responsabilidade do organização)
14:00 – Continuação dos trabalhos de aplicação das argamassas
16:00 – Início do processo de pintura com cal
17:00 – Fim dos trabalhos

INFORMAÇÕES:
aepga
ALOJAMENTO (Sugestões):
aepga
INSCRIÇÃO:
aepga

“Júlio de Matos” no Teatro de Vila Real

Júlio de Matos é um homem desempregado que sofre uma crise de comunicação com o mundo e passa a falar sozinho.

Absolutamente só, decide "procurar-se" para pedir a si mesmo que interceda por ele - que, entretanto, já se dividiu em duas pessoas.

 A partir de então, a sua personalidade divide-se em milhares dele mesmo. A aventura passa a ser a tentativa de organizar "todos" numa nova unidade de si mesmo...

Interpretado por Joaquim Monchique, Júlio de Matos é um monólogo extraordinário... para rir e pensar

Encenação, interpretação e cenário – Joaquim Monchique
Música e Sonoplastia – Hugo Franco
Direcção de actor – Carlos Paulo
Data: SEX, 25 MAI, 2012
Hora: 22:00
Local: Grande Auditório
Preço: 12 Euros

Actividades culturais marcam início das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino

O Município de Torre de Moncorvo assinalou o início das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino no passado dia 5 de Maio, Sábado, durante a tarde com a apresentação do livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História” de Maria da Assunção Carqueja e ilustrado por Isabel Rodrigues Konrad e com a inauguração da exposição “D. Manuel I e o seu tempo…”

A cerimónia teve início com a leitura do foral que D. Manuel I atribuiu a Torre de Moncorvo em 1512, seguindo-se a apresentação do livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História”. Esta obra procura dar a conhecer aos mais jovens a brilhante história da vila, contando as passagens mais marcantes da história de Moncorvo, em forma de poesia. A par da apresentação do livro esteve também patente no Centro de Memória de Torre de Moncorvo uma exposição de serigrafia com os desenhos que a Arquitecta Isabel Konrad criou para a ilustração do livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História”.

A exposição “D. Manuel I e o seu tempo…”organizada pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo é composta por 10 painéis ilustrativos do período de governação de D. Manuel I fazendo a sua contextualização tanto a nível cultural, político como económico. Patentes estão também os pergaminhos do Arquivo Histórico de Torre de Moncorvo, onde se destacam os forais e cartas de D. Manuel I.
A exposição ficará patente no Centro de Memória até ao final do ano de 2012.

Durante a cerimónia, os cerca de 80 participantes, tiveram a oportunidade de admirar o foral original outorgado por D. Manuel I, que se encontra ao abrigo do Museu Abade Baçal em Bragança, e que ficará em exposição até ao dia 18 de Maio, no Centro de Memória de Torre de Moncorvo.

Mais de 100 jovens da Diocese de Bragança participaram no Fátima Jovem 2012

Jovens MIC, Coro Ser Clave, JEF e outros jovens participaram activamente este fim de semana na peregrinação nacional de jovens a Fátima -Fátima Jovem 2012. Foram dois dias marcantes para os 3000 jovens que viveram momentos de encontro, oração, formação, música, cultura e festa sob o tema "Alegrai-vos sempre no Senhor" (Fl 4,4).

Foi à diocese de Bragança - Miranda que coube a missão do voluntariado: no acolhimento, na animação de rua, transporte do andor, bem como cantar nas celebrações liturgicas oficiais, deste modo foi muito bom ouvir o canto melodioso dos Ser Clave e toda a beleza do "serviço aos outros" no acolhimento e animação de rua do grupo de Jovens MIC.

No domingo foi muito belo ver na eucaristia, o recinto do santuário cheio do colorido da juventude. As mãos azuis e amarelas, distribuídas a todos, eram vistas de longe e serviram para louvar, saudar, acolher e dar graças com o cântico "Magnificat".

No sábado foi possível assistir desde manhã a momentos de encontro como o acolhimento fraterno, feito pelos jovens MIC, e toda a música que envolvia os peregrinos que chegavam. No peddypaper todos percebemos melhor a mensagem de Fátima num momento de oração e reflexão pessoal.

A tarde trouxe o encontro de todas as dioceses no recinto onde foi acolhida a cruz entregue aos jovens da Europa pelas mãos de João Paulo II, em ambiente de festa. Um momento de recolhimento foi a saudação a Maria, presidida por D. Ilídio Leandro membro da (CELF). À noite os momentos marcantes do terço na capelinha e a procissão das velas: o recinto do santuário estava inundado pela luz da juventude.

Entre estes momentos de oração foi ainda possível participar do concerto com a banda São Sebastião, com toda a alegria e entusiasmo próprio dos jovens.

A noite foi pequena para a vigília onde a alegria de Rão Kyao fez cantar melodiosamente as suas interpretações e fez dançar todo o auditório Paulo VI; as palavras ditas entre o humor e a profundidade das palavras à luz da mensagem do Santo Padre partilhadas pelo bom amigo José Pedro Cobra arrancaram gargalhadas saudáveis e eloquentes; Inmaculada Molina Ager trouxe à memória momentos vividos e frutos das JMJ de Madrid; e por último "Juntos na Alegria" uma peça de teatro-musical levou todos à reflexão sobre temas do quotidiano.

O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Padre Eduardo Novo, encerrou a noite e partilhou a "alegria sentida" desafiando todos os jovens "a ir mais além, voar mais alto e levar e proclamar esta alegria profunda e profícua a todos os telhados".

Toda a equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil saúda e agradece a participação de todos os jovens participantes, voluntários, convidados, secretariados diocesanos e movimentos que colaboraram para que o Fátima Jovem 2012 fosse a festa da juventude, onde a alegria foi realidade, realizando assim o lindo sonho de Deus.

Hortas Comunitárias Sustentáveis arrancam em Torre de Moncorvo

No próximo dia 19 de Maio, Sábado, o Município de Torre de Moncorvo inaugura oficialmente as Hortas Comunitárias Sustentáveis com assinatura dos acordos de utilização e a entrega dos talhões aos munícipes inscritos neste projecto.

O programa tem início às 09h45, no Centro de Memória, com a abertura dos trabalhos pelo Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Eng.º Aires Ferreira, seguindo-se a assinatura dos acordos de utilização entre o Município e os utilizadores. Às 10h30 desenrola-se uma acção de formação, promovida pelo Município, e que fica a cargo de três docentes do Instituto Politécnico de Bragança.

 O Professor Manuel Ângelo Rodrigues abordará a horticultura geral e biológica, o Professor José Luís Baltazar a horticultura e fruticultura e a professora Maria Eugénia Gouveia o combate a pragas e doenças.

A inauguração oficial decorre às 15h00, no Parque Urbano de Torre de Moncorvo, onde serão distribuídos os talhões e haverá formação prática no terreno.

Conjuntivite alérgica atinge 30 por cento dos portugueses

O aumento do nível de polinização que se tem verificado nos últimos dias leva a um aumento das queixas de sintomas alérgicos, nomeadamente a nível ocular. As conjuntivites alérgicas, que atingem 30 por cento da população portuguesa, em especial a camada mais jovem, podem ser tratadas mas sobretudo prevenidas, evitando o contacto com os elementos que provocam a alergia (alergénios).

Ana Paula Sousa, oftalmologista e membro da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) explica que “a conjuntivite alérgica é uma doença inflamatória da superfície ocular externa, muitas vezes recorrente, que se manifesta através de prurido e sensação de ardor nos olhos, lacrimejo, olhos vermelhos, fotofobia e edema (inchaço) da conjuntiva e das pálpebras”.

A conjuntivite pode também ter origem infeciosa, quando é provocada por vírus ou bactérias mas distingue-se da patologia alérgica porque , segundo a especialista, na primeira “predominam as secreções mucopurulentas ou sero-mucosas, contrastando com a lágrima límpida das conjuntivites alérgicas. Além disso a alergia manifesta-se nos dois olhos, enquanto a conjuntivite infeciosa pode manifestar-se num dos olhos, estado normalmente associada a sintomas de infeção respiratória alta e a inflamação do gânglio pré-auricular ou submandibular”.

A oftalmologista realça ainda que “A conjuntivite alérgica é muitas vezes acompanhada de sintomas nasais de rinite (rinoconjuntivite alérgica) e manifesta-se em cerca de 70% dos doentes com rinite alérgica. Os seus sintomas agravam-se nesta altura do ano em que há uma grande quantidade de pólenes no ar (gramíneas, oliveira e parietária, que são os mais comuns entre nós), caso se trate de conjuntivite alérgica com carácter sazonal. Na sua forma com carácter persistente (perene), a conjuntivite alérgica está relacionada com outro tipo de alergénios, como os ácaros do pó da casa e os epitélios de animais domésticos (gato e cão ).

Para tratar a conjuntivite alérgica são utilizados “anti-histamínicos tópicos de ação rápida e dupla, eficazes no alívio imediato dos sintomas e previnem a libertação de mediadores inflamatórios. Os corticosteróides tópicos são também eficazes, mas a sua utilização deve ponderada e essencialmente monitorizada por oftalmologista”, explica Ana Paula Sousa.

Mas, segundo a especialista “tal como acontece com outras manifestações alérgicas deve prevenir-se o desencadear ou o agravamento da alergia ocular evitando a exposição aos alergénios. Assim, na época polínica, que no nosso país se estende de Março a Julho (dependendo do alergénio em causa), deve evitar-se andar ao ar livre nas primeiras horas da manhã, altura em que há maior polinização, em dias ventosos, quentes e secos e em espaços relvado. Outra medida aconselhável será o uso de óculos escuros, com 100% de filtro UV. Nas situações de conjuntivites alérgicas na sua forma perene é fundamental evitar a acumulação de pó em casa e a proliferação de ácaros domésticos, cujo crescimento é facilitado pelo calor e pela humidade”.

Manuela Carmona, presidente da SPO, frisa que “o incómodo causado pelas conjuntivites é facilmente tratado por um especialista, mas devemos lembrar que se trata de um processo inflamatório ou mesmo infecioso, pelo que é fundamental procurar sempre o seu oftalmologista assistente”.

Discussão de trânsito acaba em tiros e dois feridos graves em Bragança

Uma discussão que terá começado num desentendimento de trânsito, esta noite, em Bragança, terminou com o condutor de uma das viaturas baleado e uma mulher atropelada.

O incidente aconteceu no bairro da Coxa, e acabou com tiros disparados do interior de uma viatura, que perseguia outra, de acordo com algumas testemunhas, ferindo o condutor do outro carro, que se despistou, depois de embater num caixote do lixo e num poste telefónico. Do incidente resultou ainda ferida uma mulher, atingida pelo caixote do lixo.

Os dois feridos foram encaminhados para o hospital e Bragança, em estado grave.

O alegado autor dos disparos já foi, entretanto, detido pela PSP.

Bragança não avança com providência cautelar

O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, disse hoje que não vai avançar com uma providência cautelar contra a retenção de verbas do IMI por parte do Governo, apesar de estar contra a medida.

O autarca social-democrata defende que o Governo tem de recuar na decisão de reter cinco por cento do valor do Imposto Municipal sobre Imóveis para 2011 e 2012, mas entende que a questão deve ser "resolvida politicamente e não pela via judicial".

Uma portaria do Governo, publicada em abril, estipula uma retenção de cinco por cento do valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2011 e 2012, com a justificação de fazer face a despesas de reavaliação dos prédios urbanos.

A medida implica a perda de 120 milhões de euros para as 308 câmaras municipais, segundo as contas da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) que enviou às associadas uma minuta de uma providência cautelar para que cada uma trave na via judicial a medida do Governo, já que a associação não tem personalidade jurídica para agir em nome de todos.

"É mais importante que se resolva politicamente do que pela via judicial, até porque 308 providências cautelares a entrarem nos tribunais, seria uma anarquia, não faz sentido", defendeu o autarca de Bragança, em declarações à Lusa.

Para Jorge Nunes, a luta contra esta medida deve passar, para já, pelos esforços da ANMP junto do Governo para reverter a decisão.

Só numa fase subsequente a Câmara de Bragança "seguirá as indicações da associação nacional de municípios", afirmou.

O presidente da Câmara de Bragança vincou a sua oposição à decisão governamental, considerando que "não faz sentido estar a sonegar verbas, a retirar verba que é receita própria dos municípios".

A justificação do Governo de que os montantes cobrirão os custos do processo de reavaliações do IMI é também contestada pelo autarca de Bragança, para quem "o processo não tem, nem de longe nem de perto, os encargos correspondentes à verba que está a reter".

A exigência, para Jorge Nunes, "é de que o Governo compreenda a justeza da associação nacional de municípios para repor as verbas que injustamente quer retirar".

 Fonte: HFI (IMA) Lusa

Câmara de Miranda do Douro reduz em 192 dias o prazo de pagamento a fornecedores e empreiteiros

A Câmara de Miranda do Douro (PS) baixou o prazo médio de pagamento a fornecedores e empreiteiros dos 229 dias, registados em 31 de dezembro de 2010, para os 37 dias, no final de 2011.

Os números foram divulgados recentemente pela Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL).
Em declarações à Agência Lusa, o presidente daquela Câmara nordestina, o socialista Artur Nunes, disse que este decréscimo de 192 dias ficou a dever-se, essencialmente, uma gestão rigorosa dos dinheiros do município.

"O que fizemos no decurso de 2011 e estamos a fazer em 2012 é olhar para dentro da gestão autárquica de forma a fazer cortes na despesa corrente. Na primeira semana de maio apresentámos um relatório ao executivo municipal, no qual está espelhado a gestão corrente dos recursos financeiros da autarquia", sublinhou Artur Nunes.

Segundo o autarca, o corte efetivo na despesa corrente do município vai provocar um melhor "posicionamento" no prazo médio de pagamento aos fornecedores e empreiteiros.

"Esta recuperação é, sem dúvida, uma das maiores feitas em todo o distrito de Bragança, já que reduzimos 192 dias no prazo médio de pagamentos aos fornecedores", frisou o autarca.

Fonte: FYP/Lusa/

Instituições sociais da Igreja no distrito de Bragança vão dispensar pessoal

Algumas instituições sociais ligadas à Igreja do Distrito de Bragança vão dispensar pessoal, afirmou hoje o bispo da diocese, que pretende atenuar a medida com uma reestruturação deste setor na região.

José Cordeiro ainda não sabe quantos postos de trabalho podem estar em causa nas 62 instituições diretamente ligadas à Igreja, nem ao certo o número de postos de trabalho que estas representam no Nordeste Transmontano.

O prelado disse apenas que "são alguns milhares que trabalham diretamente" em lares, centros de dia e outros equipamentos sociais.

"Nós estamos a fazer algum levantamento e não acredito que sejam assim tantas (pessoas a dispensar), mas certamente que nalgumas (instituições), em razão da dificuldade em que se encontram, terão que fazer também esses necessários reajustes", afirmou.

O bispo diocesano lamentou que "se tenha chagado a esta situação", que atribui a "fatores múltiplos", desde "a falta de financiamento, que tem sido cada vez mais escasso, a gestões que vêm do passado, se calhar mal orientadas".

José Cordeiro garantiu, no entanto que a perspetiva "não pode ser nunca economicista" e que está a ser levada a cabo uma reestruturação para um trabalho em rede entre as diferentes instituições, que poderá atenuar o corte de postos de trabalho.

O prelado pretende que esta articulação permita que "essas pessoas não vão para o desemprego e possam ser admitidas noutras instituições onde falte gente ou colocados em novos postos de trabalho a criar.

O setor dos idosos e crianças "está coberto e tem uma resposta mais que suficiente para o distrito", mas há outras realidades que ainda não estão cobertas como a violência domestica e os deficientes e que "podem gerar novas possibilidades, novas casas, e novos postos de trabalho também", concretizou.

"É muito difícil, é uma operação delicada e sobretudo quando a decisão última também toca ao primeiro responsável que é o bispo da diocese, mas naquilo que é possível, estamos a fazer com que as instituições também trabalhem em rede, colaborem umas com as outras e que esta colaboração recíproca faça, não só com que não aumente o desemprego, mas que aumente a possibilidade de emprego dentro das próprias instituições", reiterou.

Fonte: HFI/Lusa/

A Turismo do Porto e Norte promove visita educacional ao Parque de Montesinho

No final do ano de 2011, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), com a participação activa dos respectivos Municípios, deu início a uma série de Visitas Educacionais, tendo como objectivo proporcionar a troca de informação e experiências, úteis para a melhoria da estratégia de desenvolvimento dos produtos turísticos estratégicos e complementares da região.

A TPNP organiza a partir da próxima segunda-feira uma visita educacional ao Parque Natural de Montesinho, nomeadamente aos concelhos de Bragança e Vinhais.

De acordo com a TPNP, nesse local podem ser encontrados diversos produtos turísticos, entre eles, natureza, cultura e gastronomia e vinhos.

A visita, que vai incluir uma passagem pelo Museu Militar de Bragança, Domus Municipalis e à igreja de Santa Maria.

Ainda na segunda feira a comitiva dirigir-se-á ao Parque Natural de Montesinho com uma paragem no Parque Biológico de Vinhais.

Durante o dia de terça-feira, a visita educacional prossegue com uma visita à estação arqueológica da Cidadelha e um cruzeiro ambiental no lago espanhol de Sanábria

Praia da Ribeira é finalista das 7 Maravilhas - Praias de Portugal

A Praia da Ribeira na Albufeira do Azibo é uma das 21 finalistas para a eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. Está integrada na categoria de Praias de Albufeiras e Lagoas e para votar, os portugueses devem faze-lo através do 760 207 705 até ao dia 7 de setembro. As 7 Maravilhas são reveladas a 8 de setembro.

Estes é um espaço que oferece a todos os visitantes excelentes comodidades para ótimos momentos de lazer. Alia um longo areal a uma extensa e bem cuidada área ajardinada, à oferta de atividades e recursos como a prática de canoagem e btt; campo de voleibol; parques infanti; bancas de leitura, artesanato e produtos regionais; bares e restaurantes.

Tem ótimas condições de acessibilidade, de ligação direta ao IP4, futura A4, estacionamentos ordenados e bem sinalizados e serviço de segurança em permanência assegurado pela GNR. Integrada em área de Paisagem Protegida, é mantido por diversas equipas um trabalho atento de limpeza, ao qual se juntam os pontos de separação de lixo colocados em áreas bem visíveis, e as diversas iniciativas de educação ambiental realizadas junto dos utentes destes espaços.

A partir da Praia da Ribeira, parte-se à descoberta de uma zona de enorme riqueza paisagística e biológica, escolhida como refúgio por muitas espécies animais. A aventura pelos bem cuidados e sinalizados trilhos, levam-nos ao encontro de paisagens deslumbrantes, podendo observar, nos diversos pontos criados para o efeito, algumas das espécies de aves que aqui nidificam.

Na envolvente, é possível conhecer um pouco da cultura, história e tradições do concelho. Na aldeia de Salselas o Museu Rural contém uma notável coleção de objetos testemunhos da forte relação entre o homem, a terra e a sociedade rural.

Podence é conhecida pelos famosos Caretos, figuras ancestrais de grande tradição carnavalesca. As visitas à Casa do Careto e à Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Purificação e Monumento Nacional, são obrigatórias.

Para saborear adeliciosa gastronomia transmontana é muita a oferta de restaurantes, e para retemperar forças existem algumas unidades de turismo rural disponíveis e de alojamento local em Santa Combinha, aldeia que muito bem conserva a típica traça tradicional.

Praias da Albufeira do Azibo com Bandeira Azul

As duas praias fluviais de Macedo de Cavaleiros, localizadas na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, foram, de novo, galardoadas com a Bandeira Azul.

As atribuições dos galardões foram esta manhã conhecidas em conferência de imprensa
promovida pela Associação da Bandeira Azul da Europa.

Com esta nova atribuição, a Praia da Ribeira ostentará o título pelo terceiro ano e a Praia da Fraga da Pegada, recebe o galardão pelo nono ano consecutivo. É por isso, a praia fluvial mais galardoada do país, sendo-lhe atribuída a Bandeira Azul desde o primeiro ano em que esta foi entregue a praias fluviais.

O galardão reconhece o cumprimento de uma série de critérios de qualidade da água e da areia, de segurança e conforto dos utilizadores, bem como de informação e sensibilização ambiental junto dos banhistas, cujo seu notável comportamento, muito tem contribuído para a manutenção deste elevado padrão de qualidade.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN